Blog

    Para quem não pôde participar do nosso painel “Finanças para quem quer mais” no MaturiFest 2023, o maior evento para o público 50+, fizemos um resumo do que aconteceu. Sandrinha Flávia liderou a conversa e o Ary Fontoura nos divertiu com suas histórias e dicas para viver mais tempo de forma saudável.

    Já Bruno Simão e Lucas Kubiaki contaram para a plateia – física e online – sobre nossas estratégias de linguagem, tecnologia e produtos. Também falaram sobre a estratégia de posicionamento do Banco Mercantil, desde a retomada da presença na mídia, com a campanha com o Fábio Jr no ano passado. Durante o painel também mostraram como o banco quer abraçar a geração 50+ e aproveitaram para dar dicas de investimento e segurança cibernética.

    Nesse texto vamos falar sobre o que aconteceu no nosso painel no MaturiFest 2023. Também vamos compartilhar algumas histórias vividas por Ary Fontoura que mostram como uma vida pautada na leveza e disciplina pode mudar a relação com o envelhecimento. Além disso, vamos falar sobre como o Banco Mercantil está se adaptando para atender o público acima de 50 anos. E mais, como o banco tem usando tecnologia para oferecer um ótimo atendimento.

    O que é o MaturiFest 2023?

    O MaturiFest é o maior festival de trabalho e empreendedorismo maduro do país. O evento ocorreu nos dias 23, 24 e 25 de agosto em São Paulo – SP, com opção de participação online nos painéis e nas oficinas práticas.

    Durante os três dias, o evento contou com 15mil visualizações online e cerca de 1.000 pessoas no presencial acreditaram na potência da maturidade. No evento, foram abordados temas sobre longevidade, trabalho e empreendedorismo 50+ . Também foram criados espaços para aproximar as marcas da comunidade que participa das ações da Maturi.

    Ary Fontoura e o Banco Mercantil

    Para o painel “Finanças para quem quer mais”, convidamos o ator e influencer digital Ary Fontoura, Bruno Simão, Diretor e Vice Presidente de Clientes, Crescimento e Marketing do Banco Mercantil, Lucas Kubiaki, Diretor de Canais e Meios de Pagamentos do Banco Mercantil, e Sandrinha Flávia, apresentadora do canal do Banco Mercantil no Youtube.

    O painel começou com o Ary Fontoura contando que sentia a necessidade de se aproximar do seu público e de construir um relacionamento mais próximo. Exatamente por isso, durante a pandemia, ele começou a trabalhar como influencer digital. Segundo o ator, a página surgiu para falar sobre o que estava acontecendo e trocar informações com os seguidores.

    A vontade de se relacionar com seu público foi o gancho para Bruno Simão falar de como o Banco Mercantil busca compreender as necessidades das pessoas 50+. Segundo o Vice Presidente de Clientes, Crescimento e Marketing, “não existe banco sem cliente, da mesma forma que não existe ator sem público. Nós queremos ser o banco desse público, uma escolha consciente, e somos um banco que sabe servir esse público”.

    Banco Mercantil e o Público 50+

    Durante a conversa ficou claro o motivo pelo qual o banco elegeu o público 50+ como o seu foco. Primeiramente, esse público já é atendido pelo banco há bastante tempo, sendo que hoje estamos entre os 5 maiores pagadores do INSS do Brasil. Por isso, já entendemos o que ele gosta e como atender. 

    O segundo ponto é o fato de estarmos vivenciando a inversão da pirâmide etária, ou seja, começamos a ter mais pessoas adultas e idosas do que nascimentos. Em pouco tempo teremos muitas pessoas com cinquenta anos ou mais que precisam de um atendimento de qualidade e serviços que se adequem às suas necessidades. O Banco Mercantil já percebeu isso e está cada vez mais engajado a ser o melhor ecossistema financeiro para os seus clientes.

    Além disso, o Banco Mercantil fez 80 anos em 2023, com mais de 250 agências e mais de 6 milhões de clientes em todo o país. Contar com essa estrutura faz toda a diferença para os nossos clientes.

    Mudanças para atender cada vez melhor

    Lucas Kubiaki, do Banco Mercantil, falou sobre as mudanças tecnológicas para atender pessoas acima de 50 anos. O objetivo é melhorar o atendimento. O primeiro passo ao propor uma alteração é entender quem são as pessoas e só aí direcionar pesquisa e desenvolvimento.

    Foi necessário mudar a forma de falar com os clientes. E, essa mudança de comunicação, foi absorvida pelos produtos e pela tecnologia. É um público realmente especial que quer usar a tecnologia para facilitar o dia a dia. Eles querem conversar com o banco, por isso, foi necessário fazer com que o app conversasse com eles.

    De acordo com Lucas, hoje se o cliente quiser ir num ponto físico, as lojas estão lá para atendê-lo. Se quiser conversar pelo WhatsApp também existe essa possibilidade. Mas também encontram todas as soluções dentro do app.

    Segurança digital

    Com o avanço da tecnologia, os golpes estão cada vez mais sofisticados. Por isso, Banco Mercantil tem trabalhado para proteger os seus clientes e divulgar como cada um pode se prevenir. 

    Leia mais: Golpe do empréstimo pelo WhatsApp – saiba se proteger.

    A principal orientação é sempre procurar os meios oficiais para conversar e tirar suas dúvidas. Valide se o número que você está te ligando é o mesmo que aparece nas buscas na internet. O número do WhatsApp é o mesmo do verso do seu cartão, redes sociais e pontos de atendimento. Além disso, veja se segue o perfil verificado nas redes, por ele você encontrará as informações oficiais.

    Lucas falou que “Da mesma forma que o cliente nos ensina como ele quer receber nossa comunicação, nós também queremos educar esse público a como se prevenir”. É uma troca, onde o objetivo final é criar um ambiente cada vez mais seguro para nossos clientes.

    Veja as dicas que a Sandrinha deu nesse vídeo no YouTube:

    Dicas de Longevidade

    Para fechar com chave de ouro o painel, Ary Fontoura falou que a vida pode começar a qualquer tempo. Ou seja, cada um é responsável por fazer uma vida melhor e dar continuidade a ela. Para ele, a velhice é uma decorrência natural da vida. Não existe uma pessoa velha demais, apenas quem precisa de disciplina para viver de acordo com sua idade, suas limitações e sonhos.

    “ Planejamento, disciplina e gostar de viver são ferramentas pra uma longevidade saudável.” 💙

    Ary Fontoura

    O Banco Mercantil quer estar cada vez mais próximo do público 50+ e a parceria com a Maturi reforça a necessidade de ter momentos como esse, de troca de experiência, aprendizado e relacionamento. Buscamos apoiar iniciativas que permitam que esse público seja cada vez mais notado e preparado para realizar seus projetos.

    Esperamos ter te ajudado com o resumo do nosso painel. Para estar sempre por dentro, conecte-se conosco nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook, inscreva-se no YouTube, siga-nos no Instagram e Linkedin para receber informações sobre educação financeira. Te esperamos lá!

    Redação Mercantil

    250 artigos publicados

    Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

    Compartilhar

    Navegue pelo sumário

      Recentes

      FGTS

      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        Meu Mercantil

        Meu Mercantil

        Meu Mercantil

        Meu Mercantil

        Meu Mercantil

        Meu Mercantil

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042