Financiar um imóvel é equivalente a fazer um empréstimo em um banco. A instituição compra a casa ou apartamento escolhido e você começa a pagar a dívida em parcelas mensais. Essas parcelas são calculadas a longo prazo, chegando a durar até 35 anos (420 meses).
Na prática, você paga uma entrada geralmente calculada em 20% do valor do imóvel e divide o restante. Junto ao valor das parcelas, você paga também os juros cobrados pelo banco.
O fato curioso é que mesmo diante de um cenário econômico desfavorável, financiar um imóvel nunca foi um objetivo tão concreto quanto hoje. O aplicativo Quinto Andar, em parceria com o Instituto Datafolha, realizou uma pesquisa em fevereiro de 2022 sobre o sonho da casa própria.
O resultado foi um número expressivo: 87% dos brasileiros desejam ter um imóvel. No entanto, muitas pessoas encontram dificuldades com a burocracia ou taxas de juros altas no momento de formalizar o financiamento. Por isso, é importante ler bastante e se informar sobre cada detalhe do processo.
Mas não se preocupe: o Banco Mercantil traz as informações necessárias para você tirar todas as suas dúvidas. Confira!
Teoricamente, qualquer pessoa pode financiar um imóvel. Basta apenas preencher alguns requisitos, sendo o principal deles passar por uma análise de crédito junto à instituição. Pegue uma caneta e papel, ou o planejador do seu celular, e anote o que você vai precisar:
Além desses itens mais básicos, algumas modalidades de crédito não permitem o financiamento de imóveis se você já tiver realizado um financiamento prévio. Procure, também, estar com todos os seus documentos pessoais atualizados.
Agora que você já sabe o básico sobre financiamento imobiliário, vamos aprofundar um pouco. É importante saber que algumas formas de financiamento são diferentes das outras. Em geral, existem três tipos:
Quando se fala de financiamento, existem alguns pontos a serem considerados. O primeiro deles é a taxa de juros incorporada às parcelas. O segundo, diretamente ligado a isso, é a metodologia de amortização da dívida.
A amortização é uma forma de reduzir o valor total de uma dívida por meio de pagamentos periódicos. No caso de quitação imobiliária, esses pagamentos costumam ser feitos mensalmente. Sobre esse assunto, alguns exemplos são:
Veja também: Câmbio no Brasil e sua importância para a economia
Vamos recapitular o que foi dito até aqui. Primeiro, você foi submetido a uma análise de crédito pelo banco. Após a aprovação, você e o seu gerente de financiamento decidiram qual será a forma de financiamento para o seu imóvel e qual modalidade de amortização.
O passo seguinte é entregar toda a documentação solicitada. Algumas instituições bancárias podem mudar um ou dois itens da lista, porém, os documentos básicos são:
Veja também: Seguro de Automóvel no Banco Mercantil
Sim, podem! Porém, os documentos necessários para dar entrada no financiamento são diferentes. Como autônomos não têm holerites ou comprovantes de renda fixa, é preciso encontrar outras formas de garantir o crédito.
Algumas dessas documentações alternativas são:
Ficou com dúvidas sobre financiamento imobiliário? Entre em contato com a gente pelo Alô, Mercantil no telefone 0800-7070-398 ou pelos canais digitais.
Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042