Blog

    Com o aumento das compras online, garantir a segurança dos seus dados bancários é muito importante. 

    Sabe aquele pequeno número na parte de trás do seu cartão físico? Ele é o CVV e é muito importante na proteção contra fraudes e acessos não autorizados.

    Neste texto, vamos te ajudar a entender melhor o que é o CVV, a sua importância e como mantê-lo seguro. 

    O que é o CVV?

    O CVV, ou Valor de Verificação do Cartão, é um código de segurança de três ou quatro dígitos. Ele é impresso no verso do seu cartão de crédito ou débito e também é encontrado nos cartões virtuais nos aplicativos. 

    Dependendo da bandeira do cartão, também pode ser chamado de CVC (Código de Verificação do Cartão) ou CID (Identificador do Cartão). 

    O número garante segurança extra nas transações online.

    Veja as dicas que a Sandrinha, nossa apresentadora do YouTube, deixou sobre quando usar cada tipo de cartão.

    Onde fica o CVV do cartão?

    O CVV no cartão físico

    O CVV, geralmente, está no verso do cartão. Esse código é composto por três dígitos e em alguns casos, pode estar impresso em itálico. Veja exemplos de como o CVV aparece nos cartões do Banco Mercantil:

    CVV no Cartão Múltiplo Mercantil
    CVV no Cartão Consignado Mercantil

    Em alguns cartões, pode haver uma indicação clara, como “Código de Segurança” ou “Cód. Segurança”, próximo ao CVV. Mas isso não é uma regra e pode variar de acordo com o emissor do cartão. 

    Em casos mais raros, o CVV pode estar na frente do cartão.

    O CVV no cartão virtual

    Alguns bancos oferecem a opção de criar a versão digital do seu cartão de débito ou crédito. Essa solicitação é feita por meio do aplicativo da sua instituição financeira. 

    Isso proporciona ainda mais segurança, pois o cartão virtual pode ser utilizado apenas uma vez e excluído em seguida para evitar que novas compras sejam feitas com seus dados. 

    Geralmente, o CVV desse tipo de cartão vem informada em lugares bem similares ao cartão físico. Porém, para visualizá-lo você precisa acessar o aplicativo do banco com sua senha. 

    É importante não confundir o CVV com outros elementos numéricos do cartão, como:

    • Número principal do cartão: é maior, frequentemente separado em grupos por espaços ou barras. 
    • Data de validade: geralmente está no formato mm/aa (mês/ano).

    Se você tiver dúvidas sobre onde encontrar o CVV ou se ele não estiver no local típico, entre em contato com a instituição financeira que emitiu o cartão. 

    Por que o código de segurança é importante?

    O CVV é essencial para transações online, pois confirma que você tem o cartão em mãos ou acesso ao aplicativo do seu banco, ajudando a prevenir fraudes. Mesmo que alguém consiga os dados do seu cartão, sem o CVV, fica mais difícil usá-los de forma indevida.

    Você sabe como proteger

    Para proteger o CVV, algumas medidas de segurança são importantes. Você deve ter atenção tanto para compras online quanto offline. Aqui estão algumas dicas:

    Dicas de segurança online

    • Use apenas sites confiáveis: compre em sites conhecidos e com boas avaliações.
    • Verifique a segurança do site: Antes de inserir os dados do seu cartão, certifique-se de que o site é seguro. Procure pelo ícone de cadeado na barra de endereço e verifique se o URL começa com “https://”.
    • Proteja seus dispositivos: mantenha o computador, smartphone ou tablet protegidos com antivírus atualizados. Evite inserir o CVV em dispositivos públicos ou redes de Wi-Fi não seguras.
    • Não salve seus dados: não deixe o CVV salvo em navegadores ou sites, pois isso pode aumentar o risco de fraude caso seus dados sejam roubados.
    • Use cartões virtuais: algumas instituições oferecem a opção de criar cartões virtuais em seus aplicativos. Use essa opção para compras online, que geram números temporários para cada transação, reduzindo o risco de fraude.

    Saiba mais: Como proteger seus dados caso tenha o celular roubado.

    Dicas de segurança offline

    • Manter o cartão seguro: nunca perca seu cartão de vista ao pagar uma compra em loja física e evite emprestá-lo. 
    • Não compartilhe o CVV: Nunca informe o seu CVV por telefone, e-mail ou mensagens de texto. Se alguém pedir esta informação de forma suspeita, não a forneça. 
    • Monitore suas faturas: confira as faturas do cartão de crédito para identificar qualquer compra suspeita e informe o seu banco sobre movimentações desconhecidas.
    • Bloqueie seus cartões: caso perca o cartão ou ele seja roubado, avise a sua instituição financeira para bloquear o cartão e evitar fraudes.

    Proteger o CVV do seu cartão é essencial para evitar fraudes e garantir a segurança das transações financeiras. Ao seguir estas boas práticas de segurança, você também está protegendo todas as suas informações financeiras. 

    Para mais dicas de segurança, confira outros conteúdos do nosso blog:

    Redação Mercantil 27 artigos publicados

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      +Dinheiro
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        +Dinheiro
        +Dinheiro
        +Dinheiro
        +Dinheiro
        +Dinheiro
        +Dinheiro

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042