Blog

    O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício pago aos trabalhadores brasileiros que atendem a certos critérios estabelecidos pelo governo. O novo calendário PIS 2023 sofrerá algumas alterações que impactarão diretamente os trabalhadores que têm direito a receber o benefício. Algumas mudanças importantes incluem a data de início do pagamento, a forma como os valores serão calculados, além do período de saque que também sofrerá alterações.

    Com essas mudanças, é importante que os trabalhadores fiquem atentos às informações do novo calendário PIS 2023 e fiquem por dentro sobre todas as regras para terem acesso ao benefício. Pensando nisso, o Blog Mercantil separou as principais informações sobre o assunto. Continue a leitura!

    O que é o PIS?

    O PIS (Programa de Integração Social) é um programa do governo brasileiro que visa melhorar a distribuição de renda no país. É financiado por empresas privadas que depositam um percentual mensal do salário de seus empregados no Fundo de Pensão dos Empregados (FAT). Esse valor depositado pelas empresas é como uma espécie de caderneta de poupança para os trabalhadores de baixa renda que eles podem sacar no próximo ano. 

    No entanto, nem todos os empregados CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) têm o direito de cancelar os dados do PIS. Certos grupos, como servidores públicos, trabalhadores rurais, trabalhadores urbanos e aprendizes, não são elegíveis para compensação. Assim, o objetivo do PIS é reduzir a desigualdade social e promover o desenvolvimento econômico e social do país com uma distribuição mais justa da renda nacional.

    PIS: Benefícios aos trabalhadores

    O Programa de Integração Social (PIS) é um benefício pago aos trabalhadores com carteira assinada no Brasil, e o Abono Salarial PIS do ano-base 2021 sofreu um atraso de pagamento devido às mudanças no calendário geral desde o início da pandemia. O pagamento do Abono Salarial PIS do ano-base 2021 será realizado em 2023, considerando os meses trabalhados em 2021.

    O recebimento do valor do PIS trará benefícios significativos aos empregados e à economia nacional. Este subsídio é pago apenas aos trabalhadores formais, o que incentiva a formalização do trabalho e ajuda a reduzir a informalidade no mercado de trabalho no Brasil. Além disso, o PIS é o principal sustento dos trabalhadores com um menor poder aquisitivo, que muitas vezes dependem desse dinheiro para complementar o orçamento familiar.

    Alterações no calendário do PIS para 2023 

    Uma importante mudança nas regras do PIS este ano é que o prazo para sacar o benefício foi estendido. Antes, os trabalhadores tinham até 90 dias para realizar o saque a partir da data de liberação do pagamento. Agora, o prazo foi aumentado para seis meses e o trabalhador tem até o dia 28 de dezembro de 2023 para retirar o valor.

    Outra alteração relevante nas regras do PIS é na data de pagamento do benefício para os trabalhadores que fazem aniversário entre Julho e Dezembro. O PIS é pago apenas uma vez por ano, de acordo com o mês de aniversário do colaborador.

    Neste ano de 2023, os trabalhadores que fazem aniversário no segundo semestre (Julho, Agosto, Setembro, Outubro e Novembro) terão acesso ao valor do PIS até o final do primeiro semestre, ou seja, até o dia 17 de julho de 2023.

    Anteriormente, em 2020, os trabalhadores que faziam aniversário nesses meses tiveram que esperar até o mês de Dezembro para realizar o saque. Com o novo calendário, aqueles que fazem aniversário nesses meses recebem com antecedência e têm mais tempo para utilizar o benefício.

    Mudanças no calendário do PIS anunciadas pelo governo

    Foram anunciadas pelo governo algumas mudanças no novo calendário PIS 2023, que podem ser benéficas para o planejamento financeiro dos trabalhadores. Uma dessas mudanças é a antecipação do pagamento para os trabalhadores que fazem aniversário entre julho e dezembro, o que significa que eles receberão o valor do benefício mais cedo do que nos anos anteriores.

    O valor a ser recebido é calculado com base nos meses trabalhados no ano de 2021, considerando que o trabalhador tenha trabalhado por pelo menos 30 dias ininterruptos. O valor pode variar de R $108,50 até R $1.302, dependendo da quantidade de meses trabalhados em 2021.

    Novas datas de pagamento PIS

    Esse ano tivemos alterações no calendário de pagamento, todos os beneficiários poderão realizar os saques no primeiro semestre e a data limite para o saque foi estendida. Essas mudanças podem ter efeitos positivos na vida financeira dos trabalhadores e ajudá-los a planejar melhor suas finanças pessoais. Veja as datas para o ano de 2023, o pagamento é feito de acordo com o aniversário do colaborador: 

    Janeiro e Fevereiro Pagamento em 15/02/2023
    Março e AbrilPagamento em 15/03/2023
    Maio e JunhoPagamento em 17/04/2023
    Julho e AgostoPagamento em 15/05/2023
    Setembro e OutubroPagamento em 15/06/2023
    Novembro e DezembroPagamento em 17/07/2023

    Quem terá direito ao benefício em 2023

    Para ter direito ao PIS, é preciso atender a alguns requisitos:

    • O trabalhador precisa ter pelo menos cinco anos de cadastro no PIS, o cadastro é feito quando a carteira de trabalho é assinada;
    • Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2021, o valores são pagos de acordo com os meses trabalhados, o valor integral do benefício, que é de um salário mínimo;
    • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos.

    Impactos das alterações no calendário do PIS 2023 

    O novo calendário PIS 2023 pode trazer impactos positivos na vida financeira dos trabalhadores. A antecipação do pagamento e a inclusão de um prazo maior para sacar o benefício podem ajudar na gestão das finanças pessoais, facilitando o pagamento de dívidas, realização de compras e até mesmo empreendimentos.

    O pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal. Após isso, você pode investir o dinheiro recebido do PIS no Banco Mercantil, onde você terá uma  série de benefícios exclusivos. O MB +, por exemplo, é um clube de vantagens que oferece descontos em grandes estabelecimentos do país, atendimento personalizado, parcerias com pequenos negócios e exclusividade para clientes do Banco Mercantil. Tudo isso com o objetivo de estar mais presente na vida dos clientes e oferecer soluções pensadas especialmente para eles, suas casas e suas famílias.

    Redação Mercantil

    247 artigos publicados

    Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

    Compartilhar

    Navegue pelo sumário

      Recentes

      Aposentadoria

      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        +Dinheiro

        +Dinheiro

        +Dinheiro

        +Dinheiro

        +Dinheiro

        +Dinheiro

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Rua Rio de Janeiro, 680 - Centro, Belo Horizonte/MG - CEP 30160-912