Blog

    Se você é trabalhador e possui direito ao abono salarial do PIS/PASEP, fique atento às mudanças para o calendário de pagamento em 2024. Uma das principais alterações é a antecipação do pagamento para os colaboradores que nasceram entre abril e dezembro

    Além disso, o prazo para sacar o benefício foi estendido até o final do ano. Mas quais são os detalhes dessas mudanças? Como funciona o cálculo do valor a ser recebido? Como realizar o saque? Confira os detalhes nesse artigo do Blog Mercantil!

    O que é o PIS/PASEP? 

    O PIS/PASEP é um programa governamental que tem como objetivo beneficiar trabalhadores de baixa renda do setor privado e servidores públicos.

    O PIS foi criado para incentivar a integração social e econômica dos trabalhadores do setor privado que recebem até dois salários mínimos por mês. Já o PASEP tem a mesma finalidade, porém, é destinado aos servidores públicos.

    Para ter direito ao abono salarial, é necessário cumprir alguns pré-requisitos, como ter recebido até dois salários mínimos e ter trabalhado pelo menos trinta dias no ano-base.

    Entenda também: PIS e FGTS são a mesma coisa?

    O que é a antecipação do PIS/PASEP?

    Com a alteração no calendário PIS 2024, os trabalhadores do setor privado que fazem aniversário entre abril e dezembro receberão o valor antecipadamente, isso porque todos os valores estarão disponíveis para saque até o dia 15/08/2024.

    A mudança também é válida para os trabalhadores do setor público, os saques são disponibilizados de acordo com o mês de aniversário da pessoa. Confira o calendário PASEP 2024.

    Mês de aniversárioData do pagamento
    JaneiroPagamento em 15/02/2024
    FevereiroPagamento em 15/03/2024
    Março e AbrilPagamento em 15/04/2024
    Maio e JunhoPagamento em 15/05/2024
    Julho e AgostoPagamento em 17/06/2024
    Setembro e OutubroPagamento em 15/07/2024
    Novembro e DezembroPagamento em 15/08/2024

    Motivações para a antecipação

    O calendário de pagamento PIS/PASEP 2024 passou por mudanças no ano-base devido à pandemia. Por esse motivo, o cálculo de 2024 é baseado no ano de 2022 e mudanças serão realizadas para ajustar as datas de pagamento.

    A vantagem da antecipação do PIS/PASEP 2024 é o dinheiro extra na mão do trabalhador. Dessa forma é possível realizar compras, melhorar o orçamento doméstico e manter um fundo para emergências. Seja como esse dinheiro extra será utilizado, o benefício ajudará na gestão das finanças pessoais.

    Quem terá direito à antecipação?

    A antecipação do PIS/PASEP 2024 é um benefício concedido aos trabalhadores que cumprem os seguintes critérios estabelecidos pelo governo:

    • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
    • Ter trabalhado formalmente por 30 dias em 2022;
    • Remuneração média de até dois salários mínimos;
    • A empresa em que o trabalhador está empregado deve ter informado corretamente seus dados na RAIS referente ao ano-base de 2022.

    É importante ressaltar que o pagamento do PIS/PASEP é realizado anualmente, conforme o calendário definido pelo governo. A antecipação do benefício é uma opção oferecida pela Caixa Econômica aos trabalhadores que atendem aos requisitos estabelecidos.

    Onde consultar e sacar o PIS?

    A consulta do PIS é feita pela Caixa, o acesso pode ser feito:

    • Através do telefone 0800 726 0207;
    • Pelo Aplicativo da Caixa Tem;
    • Presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal;
    • Pelo site ou aplicativo do Banco do Brasil;
    • Presencialmente em uma agência do Banco do Brasil.

    O trabalhador pode solicitar a antecipação apresentando documento de identificação com foto e o número do Cartão do Cidadão. Se não tiver o cartão, pode sacar informando a senha previamente cadastrada na agência da Caixa.

    Solução Mercantil: antecipação do Saque FGTS

    Para quem precisa de dinheiro rápido e sem burocracia, sem dúvida a antecipação do saque-aniversário é a melhor opção. O processo é prático e com taxas diferenciadas.

    Você pode receber antecipado até 10 anos do seu FGTS no Mercantil com taxas de juros a partir de 1,29% a.m*. Acesse nossa página FGTS Mercantil e entenda como você pode receber o dinheiro em até 24 horas na conta.

    Antecipar FGTS com a melhor taxa do mercado
    Redação Mercantil 231 artigos publicados

    Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      Consignado Produtos
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042