Blog

    A Carteira de Trabalho é um documento essencial para quem quer trabalhar como CLT no Brasil. 

    É nela que são registradas as informações sobre o seu emprego, como data de admissão, cargo, salário e direitos trabalhistas, como FGTS e seguro-desemprego

    Com o avanço da tecnologia, o governo criou a versão digital da Carteira de Trabalho, que pode ser acessada pelo celular ou computador, tornando o processo mais rápido e prático.

    Vamos entender como ela funciona e responder às principais dúvidas sobre o tema.

    Como fazer a Carteira de Trabalho pela primeira vez?

    Fazer a Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez é muito simples e pode ser feito totalmente online

    Você vai precisar de:

    • Um celular ou computador com acesso à internet;
    • Número do CPF;
    • Uma conta no Portal Gov.br

    Pelo celular

    1. Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” para Android ou IOS; 
    2. Faça o login pela conta do Gov.br; 
    3. Sua Carteira de Trabalho Digital será criada automaticamente.

    Pelo computador

    1. Acesse o site  www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho;
    2. Entre com a sua conta do Gov.br;
    3. Clique em “Autorizar” o uso de dados para continuar, caso seja solicitado

    Após fazer o login na sua conta do Gov.br e acessar a Carteira de Trabalho Digital, ela será criada automaticamente e você poderá consultar seus dados. 

    Leia também: como emitir a Carteira de Identidade Nacional?

    Como consultar a CTPS Digital?

    Para consultar a sua Carteira de Trabalho Digital, basta fazer o login no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” ou acessar diretamente pelo site www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego

    Ao entrar, você poderá ver todas as informações sobre os seus contratos de trabalho, como data de admissão, salário e cargo.

    Outras informações disponíveis são:

    • O seu requerimento de seguro-desemprego e informações sobre o benefício;
    • Informações sobre o Abono Salarial do PIS/PASEP
    • A situação do seu Benefício TAC-Taxista e do Benefício Emergencial. 

    Passo a passo para baixar a Carteira de Trabalho Digital pelo celular 

    Siga o passo a passo:

    1. Acesse o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”; 
    2. Clique em “Entrar com Gov.br” ou “Entrar com biometria”

    3. Após o login, clique na opção “Enviar Carteira de Trabalho”;
    4. Selecione as informações que deseja baixar e clique no ícone “PDF” (localizado no final da página, a direita); 
    5. Verifique se as informações estão completas e clique em Salvar para ter o arquivo baixado no seu celular. 
    6. Clicando em “Enviar” você pode encaminhar o arquivo diretamente via aplicativos do seu telefone.

    Com o arquivo baixado, você pode enviá-lo por e-mail ou imprimir se for necessário. 

    A CTPS Digital substitui a física?

    Desde setembro de 2019, a Carteira de Trabalho Digital passou a substituir a física para as novas contratações. Isso significa que não é mais necessário ter a carteira de papel para ser contratado. 

    Todos os dados são enviados e armazenados de forma eletrônica. 

    Entretanto, quem já possui uma Carteira de Trabalho em papel deve mantê-la guardada, pois ela ainda contém informações importantes sobre antigos empregos, que podem não ter migrado automaticamente para a versão digital.

    A versão digital veio para facilitar a vida do trabalhador. Agora, com apenas alguns cliques, você pode consultar as suas informações trabalhistas a qualquer hora e em qualquer lugar. 

    Se ainda não tem a sua Carteira de Trabalho Digital, faça agora mesmo e aproveite a praticidade!

    Gostou do artigo? Leia também: quem é beneficiário do INSS pode trabalhar?

    Confira outras perguntas frequentes sobre o assunto

    Preciso de alguma documentação específica para criar a minha CTPS Digital? 

    Não, basta ter um CPF válido e uma conta no Gov.br.

    Posso criar a CTPS Digital para menores de idade? 

    Não, a CTPS Digital é destinada a trabalhadores a partir de 16 anos.

    Como consultar meus contratos de trabalho no aplicativo? 

    Acesse o aplicativo ou o site do Gov.br e procure pela seção “Meus Contratos”.

    Posso imprimir a CTPS Digital? 

    Não é necessário imprimir a CTPS Digital, pois ela possui a mesma validade jurídica da versão física.

    Como alterar meus dados cadastrais? 

    Acesse o Gov.br e procure pela opção de atualização de dados.

    Alguém pode acessar minhas informações da CTPS Digital sem minha autorização? 

    Não! Somente com sua senha e login.

    Como solicitar a segunda via da Carteira de Trabalho Digital? 

    Caso você perca o acesso à sua conta, entre em contato com o suporte do Gov.br.

    Como solicitar a inclusão de um novo contrato de trabalho? 

    Seu empregador deve informar o novo contrato ao eSocial.

    Como corrigir um erro nos meus dados ou informações? 

    Entre em contato com seu empregador para que ele faça a correção no eSocial.

    A versão digital da Carteira de Trabalho pode ser utilizada para comprovar experiência profissional? 

    Sim, ela serve como comprovante oficial de sua experiência de trabalho.

    Redação Mercantil 73 artigos publicados

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      + Para Você
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042