Blog

    A Carteira de Identidade Nacional (CIN) é o novo documento de identificação do Brasil, que usa o CPF como número de registro geral, visando substituir o antigo Registro Geral (RG) e unificar as informações dos cidadãos em um único cadastro nacional. 

    Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre a CIN, desde sua função e como emitir o documento, até os dados que podem ser incluídos e seus benefícios.

    Como emitir a Carteira de Identidade Nacional?

    Para emitir a CIN, o cidadão deve:

    1. Agendar um atendimento no órgão responsável pela emissão do documento em seu estado. Geralmente, esse órgão é a Polícia Civil. 
    2. No momento do agendamento, é necessário ter em mãos alguns documentos, como a certidão de nascimento ou casamento, além de documentos que comprovem a inclusão de outros dados na CIN, caso seja necessário.

    Lembrando que a emissão da Carteira de Identidade Nacional é um processo que varia de acordo com o estado em que o cidadão reside, assim como o prazo para emissão. 

    Quanto custa para emitir a CIN?

    A emissão da primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita. No entanto, em caso de perda ou extravio do documento dentro do período de validade, é preciso pagar uma taxa para a emissão da segunda via. 

    O valor dessa taxa pode variar conforme a região. Mas, em situações de hipossuficiência ou furto/roubo do documento, mediante apresentação do Boletim de Ocorrência dentro do prazo máximo de 60 dias, é possível solicitar a isenção dessa taxa.

    Quais dados podem ser incluídos na nova carteira de identidade?

    A CIN permite a inclusão de diversos dados do cidadão em um único documento. Quanto mais informações forem incluídas, maior será a facilidade na hora de se cadastrar em programas governamentais. 

    Alguns dos documentos que podem ser agregados à CIN são:

    • Carteira de motorista (CNH)
    • Carteira de trabalho
    • Cartão Nacional de Saúde
    • CPF
    • PIS/PASEP
    • Título de Eleitor
    • Título Militar

    Essa inclusão de dados na CIN pretende proporcionar maior praticidade e segurança, além de estar alinhada com as melhores práticas internacionais de identificação.

    Veja também: Guia completo sobre documentos necessários para dar entrada em cada tipo de aposentadoria

    Benefícios da Carteira de Identidade Nacional

    A nova Carteira de Identidade Nacional traz diversos benefícios para os brasileiros. Além de unificar as informações em um único documento, ela facilita o acesso a serviços públicos e programas governamentais. 

    Com a CIN, o cidadão pode ter acesso aos seus prontuários no Sistema Único de Saúde (SUS), benefícios como o Bolsa Família, registros no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informações fiscais e tributárias, além de dados ligados ao exercício de obrigações políticas, como o alistamento eleitoral e o voto.

    Outro benefício da CIN é a sua validade internacional. O documento conta com um código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo emitido em passaportes. Isso permite que os brasileiros utilizem a Carteira de Identidade Nacional como documento de identificação em viagens fora do país.

    Leia mais: Documentos para Imposto de Renda: Aposentados e Pensionistas INSS

    Vem ver o resumo:

    A Carteira de Identidade Nacional é o novo documento de identificação dos brasileiros, que substitui o antigo Registro Geral. Com a unificação das informações em um único cadastro nacional, a CIN traz praticidade, segurança e benefícios para os cidadãos. 

    A emissão do documento pode variar de acordo com o estado, mas a primeira via é gratuita. Vale ressaltar que a inclusão de diversos dados na CIN possibilita o acesso a serviços públicos e programas governamentais de forma mais ágil e eficiente. 

    Além disso, a validade internacional da CIN permite que os brasileiros utilizem o documento como identificação em viagens fora do país. A nova Carteira de Identidade Nacional é mais um avanço na modernização e segurança dos documentos de identificação no Brasil.

    Para estar sempre por dentro, conecte-se conosco nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook, inscreva-se no YouTube, siga-nos no Instagram e LinkedIn para receber informações sobre as soluções financeiras do Banco Mercantil. Te esperamos lá!

    Redação Mercantil 27 artigos publicados

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      FGTS
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042