Trabalhar e receber benefício do INSS: pode ou não pode? A resposta não é tão simples, pois depende do tipo de benefício que você recebe.
No artigo de hoje, vamos analisar cada caso e tirar todas as suas dúvidas. Boa leitura!
Com exceção da aposentadoria por invalidez, todos os outros tipos de aposentadoria permitem que você trabalhe e receba o benefício ao mesmo tempo. Isso inclui:
Importante destacar que no caso da aposentadoria especial, você não pode retornar a atividades insalubres ou perigosas.
Além disso, se você decidir trabalhar após se aposentar, deve continuar contribuindo para o INSS todos os meses. Essa regra também é valida para funcionários públicos aposentados pelo Regime Geral da Previdência Social após a Reforma de 2019.
O auxílio-acidente é voltado para acidente ou doença que reduz parcialmente a capacidade de uma pessoa trabalhar. Nesse caso, é possível continuar trabalhando, pois esse benefício funciona como indenização pelo dano sofrido.
Além disso, caso você fique com alguma sequela em decorrência do acidente, o valor será pago até o momento em que você se aposentar.
A pensão por morte é concedida aos dependentes do segurado falecido. Ao contrário do que muitos pensam, trabalhar não interfere no recebimento desse benefício.
Você pode trabalhar normalmente e continuar recebendo a pensão por morte, desde que se enquadre nos requisitos estabelecidos pelo INSS.
Em geral, os benefícios por incapacidade, como o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez, são os que impedem o retorno ao trabalho.
O auxílio-doença é concedido quando a pessoa fica temporariamente incapaz de trabalhar devido a uma doença ou lesão. Por isso, trabalhar durante esse período pode prejudicar o seu quadro clínico e a recuperação.
Se você recebe esse benefício e decide voltar ao trabalho, o INSS entenderá que você está apto para o trabalho e o auxílio-doença será cancelado.
A aposentadoria por invalidez é liberada para pessoas que se encontram permanentemente incapazes de trabalhar devido a doenças ou condições graves. Se você seguir trabalhando, seu benefício será cancelado.
Assim como no auxílio-doença, trabalhar nessa situação pode ter consequências negativas para a sua saúde e bem-estar.
Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042