Blog

    A carteira assinada, ou carteira de trabalho, é o documento oficial que comprova a relação de trabalho entre um empregado e uma empresa, garantindo os direitos do trabalhador pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)

    Os trabalhadores com carteira assinada têm vários direitos assegurados pela CLT, como salário, 13º, férias, seguro-desemprego, entre outros. Veja a lista completa a seguir:

    1. Salário e jornada de trabalho

    Todo trabalhador com carteira assinada tem direito a receber o salário mínimo ou o piso da sua categoria. Além disso, a jornada de trabalho é geralmente de 8 horas diárias, somando 44 horas semanais. Qualquer hora adicional deve ser paga como hora extra, que vale pelo menos 50% a mais que a hora normal.

    2. Férias remuneradas

    Após 12 meses de trabalho, o trabalhador tem direito a 30 dias de férias. Esse descanso deve ser remunerado e ainda conta com um adicional de um terço do salário, o chamado abono de férias.

    3. 13º salário

    O 13º salário é um pagamento extra, equivalente a um mês de salário, que deve ser feito em duas parcelas: a primeira até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

    4. FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço)

    O FGTS é um depósito mensal feito pela empresa em uma conta em nome do trabalhador no valor de 8% do seu salário. Este fundo serve para proteger o trabalhador em casos de demissão sem justa causa e auxiliar na compra da casa própria.

    5. Seguro-desemprego

    Em casos de demissão sem justa causa, o trabalhador com carteira assinada tem direito ao seguro-desemprego, um benefício temporário para ajudar o trabalhador até ele conseguir uma nova oportunidade.

    6. Adicional noturno

    Para quem trabalha no período noturno, entre 22h e 5h, há um adicional de pelo menos 20% sobre o valor da hora trabalhada, conhecido como adicional noturno.

    7. Licença-maternidade e licença-paternidade

    As mães têm direito a 120 dias de licença-maternidade com remuneração garantida. Os pais, por sua vez, têm direito a licença-paternidade de 5 dias.

    8. Afastamento por motivo de saúde 

    Em caso de afastamento por mais de 15 dias, o trabalhador pode receber o auxílio-doença pelo INSS.

    9. Estabilidade para gestantes 

    As gestantes têm direito a estabilidade no emprego desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

    10. Intervalos para descanso 

    Durante a jornada, o trabalhador tem direito a intervalos, variando conforme a carga horária.

    Por que a carteira assinada é importante?

    A carteira assinada é fundamental porque protege o trabalhador, oferecendo os direitos e benefícios garantidos pela lei, como férias remuneradas, 13º salário e FGTS. Ela também é importante para o cálculo da aposentadoria e de outros benefícios previdenciários.

    Como garantir e conhecer seus direitos?

    A carteira de trabalho é o documento principal para que os direitos sejam cumpridos. É importante manter a sua carteira atualizada e, em caso de dúvidas, consulte a CLT ou procure o sindicato da categoria.

    Verifique se a empresa está cumprindo a legislação, acompanhando se os depósitos do FGTS estão sendo feitos corretamente pelo aplicativo do FGTS, disponível para celular. Além disso, cheque se o salário e os benefícios estão sendo pagos corretamente.


    Deseja saber mais sobre os seus direitos como trabalhador com carteira assinada e seus benefícios previdenciários? Acesse outros conteúdos no Blog do Banco Mercantil e fique bem informado.

    Redação Mercantil 136 artigos publicados

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      + Para Você
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042