Blog

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável por uma série de benefícios previdenciários no Brasil, incluindo o auxílio-doença. Esse benefício é concedido aos segurados que, por motivos de saúde, encontram-se temporariamente incapazes de trabalhar, seja por doença ou acidente. 

    O pagamento é feito após uma avaliação médica e a constatação da incapacidade laboral temporária, oferecendo suporte financeiro enquanto o segurado se recupera e não pode exercer suas atividades habituais.

    Confira a seguir, aqui no Blog Mercantil, qual é o valor pago pelo INSS no auxílio-doença e como é feito o cálculo para determinar esse valor.

    Entenda como é feito o cálculo

    O cálculo do valor do auxílio-doença considera a média dos salários de contribuição do segurado, que são os valores sobre os quais foram recolhidas as contribuições previdenciárias nos meses anteriores ao afastamento por doença.

    O valor do benefício irá corresponder a 91% da média dos salários de contribuição. Vale ressaltar que não é permitido ultrapassar o teto previdenciário vigente.

    Em alguns casos específicos, como para segurados que recebem benefícios por incapacidade e possuem dependentes, pode haver acréscimo de um percentual no valor do benefício.

    Confira quais doenças dão direito ao auxílio-doença!

    Qual é o valor máximo pago pelo INSS?

    O valor máximo que o INSS paga de auxílio-doença vai corresponder ao teto do salário de contribuição vigente. Confira na tabela abaixo:

    Salário de contribuição (R$)Alíquota progressiva para fins de recolhimento do INSS
    Até 1.412,007,5%
    De 1.412,01 até 2.666,689%
    De 2.666,69 até 4.000,0312%
    De 4.000,04 até 7.786,0214%
    Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social – INSS

    Quanto tempo após a perícia o INSS paga o auxílio-doença?

    Após a realização da perícia médica do INSS e a concessão do auxílio-doença, o pagamento do benefício costuma ocorrer a partir do mês seguinte ao da data da perícia, considerando que todo o processo seja concluído e aprovado.

    É importante mencionar que alguns segurados podem ter direito a valores retroativos, especialmente se houve um período de espera entre o início da incapacidade para o trabalho e a data do agendamento da perícia.

    Em média, o prazo para o recebimento do auxílio-doença após a perícia varia de 30 a 45 dias, mas pode haver diferenças dependendo da complexidade do caso, do tempo necessário para análise administrativa e do processamento do pagamento por parte do INSS.

    É recomendável acompanhar o andamento do processo pelo site ou telefone do INSS para garantir que não haja pendências ou atrasos no pagamento do benefício.

    Saiba mais: Como receber o auxílio-doença após aprovado?

    Por quanto tempo você recebe o benefício?

    Não existe um limite de tempo para o recebimento do auxílio-doença. O benefício pode ser renovado sempre que a perícia médica ou a análise dos documentos considerar necessário que você continue com o afastamento.

    Quem recebe auxílio-doença ou auxílio-acidente tem direito ao saque do FGTS?

    As pessoas que recebem o auxílio-doença têm direito ao saque do FGTS. Ele pode ser sacado para complementar a sua renda durante o período de afastamento, auxiliar nos custos com tratamento médico, adquirir equipamentos e fazer adaptações necessárias, entre outras finalidades.

    Como posso solicitar?

    Para solicitar o saque do FGTS enquanto está recebendo o auxílio-doença ou auxílio-acidente, é preciso ter saldo disponível. Faça a sua simulação pelo WhatsApp!

    Saque Aniversário FGTS Banco Mercantil
    Redação Mercantil 226 artigos publicados

    Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      + Para Você
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você
        + Para Você

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042