Participar de um consórcio é uma questão financeira que merece uma análise cuidadosa. Diante da crescente busca por alternativas de poupar dinheiro e adquirir bens, muitos se perguntam: será que o consórcio vale a pena?
Para determinar isso, é importante levar em consideração não só as vantagens financeiras, mas também os riscos e compromissos envolvidos.
Continue a leitura para entender o que é consórcio, detalhes do seu funcionamento e suas vantagens e desvantagens. Entender esses pontos ajudará você a tomar decisões de forma mais segura e consciente.
O consórcio é uma associação de pessoas para economizar e comprar algo juntas, como um carro ou uma casa. Sem a incidência de juros, essa modalidade se caracteriza pelo pagamento de parcelas mensais acumuladas em um fundo comum.
Esse fundo é usado para ajudar os membros do grupo a comprar algo ou simplesmente juntar um valor em dinheiro. Todos os membros contribuem até que todos consigam adquirir o bem ou serviço desejado.
Geralmente a ordem de distribuição do valor é feito por sorteio ou lances. O consórcio é gerenciado por empresas autorizadas pelo Banco Central, permitindo planejar compras futuras com segurança e flexibilidade de uso.
Ao contrário de financiamentos que incluem juros elevados, o consórcio se destaca por suas taxas administrativas mais baixas.
Essas taxas são apenas para a gestão do grupo, tornando o consórcio uma alternativa mais econômica.
Os consórcios permitem escolher prazos de pagamento flexíveis.
Esses prazos se adequam às necessidades financeiras dos participantes, facilitando a gestão do orçamento pessoal.
Quando você é contemplado em um consórcio, você pode usar o crédito como quiser. Pode ser para comprar algo relacionado ao grupo ou investir em outras categorias permitidas.
Investir em consórcios é considerado de baixo risco. Os participantes serão beneficiados se pagarem em dia. Isso garante o retorno do investimento sem se preocupar com as flutuações do mercado ou perdas financeiras.
Apesar das vantagens, o consórcio apresenta desvantagens significativas que devem ser cuidadosamente consideradas antes de entrar em um.
Uma das principais desvantagens é o prazo longo para contemplação.
Dependendo do grupo, pode demorar muito tempo para o participante ser beneficiado. Isso pode ser difícil para quem precisa do bem ou serviço rapidamente.
Precisando de dinheiro rápido na sua conta? Conheça a antecipação do saque-aniversário e receba o valor em até 24 horas.
A inadimplência ainda é uma ameaça. A falta de pagamento do consórcio pode prejudicar a capacidade do grupo de cumprir suas obrigações.
Como consequência, pode ocorrer o cancelamento do contrato e a perda dos valores investidos.
Com a promessa de ser uma forma de poupança programada e sem juros, o consórcio atrai diversos perfis de consumidores. No entanto, é importante avaliar os prazos, riscos e as necessidades de cada pessoa envolvida.
Algumas perguntas que você pode fazer antes de contratar um consórcio são:
Considerando esses pontos, você pode decidir se participar de um consórcio é bom para atingir seus objetivos de forma consciente.
Recomendamos também que avalie suas finanças e, se achar necessário, consulte um especialista no tema. O Banco Mercantil está à sua disposição para auxiliar como for necessário!
O consórcio não é para você? Conheça empréstimos que podem te interessar:
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042