Segundo o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, o Pix por aproximação será disponibilizado neste mês de novembro. Essa novidade veio para simplificar ainda mais as transações financeiras.
A funcionalidade vai permitir que os pagamentos sejam feitos sem a necessidade de um QR Code ou dado manual. Basta aproximar o celular ou o cartão habilitado da maquininha de pagamento para fazer uma transferência instantânea.
Continue a leitura e entenda o que é o Pix por aproximação e como ele irá funcionar.
Essa modalidade é uma extensão do Pix, facilitando as transações físicas para quem busca rapidez e menos contato ao realizar pagamentos.
Assim como ocorre com cartões de crédito por aproximação, o Pix por aproximação utiliza a tecnologia NFC (Near Field Communication), onde é só aproximar o celular do terminal de pagamento para completar a transação automaticamente.
Para usar o Pix por aproximação, você precisará de um celular com NFC, e um terminal de pagamento compatível, como uma maquininha de cartão.
A funcionalidade estará disponível em instituições financeiras que fazem parte do Open Finance, o sistema de compartilhamento de dados entre bancos, o que amplia a rede de uso e a integração com carteiras digitais.
Conheça 4 novas regras do PIX em 2024!
Segundo o Banco Central, o objetivo é trazer mais praticidade e segurança aos usuários.
Além de rápido, o Pix por aproximação também segue regras de segurança, como limites de valor por transação, definidos pelos próprios bancos para prevenir fraudes.
Neste mês de novembro de 2024 já será possível fazer os pagamentos por aproximação por meio do Google. Da mesma forma que já ocorre no Google Wallet, onde encosta o cartão de crédito e paga.
Até fevereiro de 2025, o Banco Central conduzirá mais testes de funcionamento para garantir a segurança e o desempenho da funcionalidade. A partir dessa data, o serviço deve estar disponível para a maioria dos usuários.
O lançamento faz parte de uma série de atualizações no sistema Pix, que tem o objetivo de tornar o pagamento digital ainda mais acessível e eficiente para a população.
Para mais informações, continue acompanhando as atualizações do nosso blog. Gostou do conteúdo? Conheça a história por trás do meio de pagamento: quem criou o PIX?
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042