O Pix vai passar por mudanças importantes a partir de 1º de novembro. Se você usa o meio de pagamento para fazer compras, pagar contas ou enviar dinheiro para familiares e amigos, é importante entender o que vai mudar.
Algumas regras serão alteradas para aumentar a segurança e tornar as transações mais eficientes.
Confira abaixo as principais mudanças e como elas podem impactar o seu dia a dia:
O Banco Central decidiu aumentar o limite de valores que podem ser transferidos pelo Pix. Agora, o valor máximo será determinado pelo seu banco, levando em conta o perfil de cada cliente.
Isso significa que o seu limite pode ser maior ou menor, dependendo do seu histórico de uso e do que o seu banco considerar adequado. Essa medida é para ajudar na segurança e evitar fraudes.
Uma das novas regras envolve o horário de transações consideradas noturnas (entre 20h e 6h). Antes, havia um limite padrão para o valor das transferências durante esse período, como uma forma de segurança extra.
Agora, você poderá ajustar esse limite no seu banco, conforme suas necessidades, o que dá mais flexibilidade para quem precisa fazer pagamentos de maior valor à noite. Essa mudança visa permitir mais controle e personalização para cada cliente.
Outra novidade é a exigência de confirmação de recebimento em algumas situações. Ao fazer uma transferência, o destinatário poderá ter que confirmar que recebeu o valor.
Essa é uma medida para dar mais segurança e evitar erros durante a transação. Essa confirmação será exigida principalmente para transferências de valores altos.
Leia também: o que fazer se transferir um Pix errado?
A partir de novembro, será mais fácil e seguro trocar a sua chave Pix de um banco para outro. Se você mudar de conta e quiser levar suas chaves Pix (CPF, telefone, e-mail), o processo será mais simples, evitando a burocracia.
Essa mudança facilita para quem quiser trocar de banco, sem precisar alterar todas as suas informações.
As mudanças nas regras do Pix têm como principal objetivo aumentar a segurança para os usuários.
Com os novos limites, tanto o cliente quanto o banco terão mais controle sobre o valor das transações, o que ajuda a prevenir fraudes e roubos. Ajustar os limites de transferências noturnas e facilitar a troca de chaves também são formas de proteger os usuários e dar mais flexibilidade para quem usa o Pix.
Para se adaptar às novas regras do Pix, siga algumas dicas simples:
Essas novas regras tornam o Pix ainda mais seguro e adaptável às necessidades de cada usuário. As mudanças nos limites e horários permitem maior controle, e a simplificação para a troca de chaves incentiva a liberdade de escolher o melhor banco para você.
Lembre-se de revisar suas configurações no aplicativo do seu banco para garantir que tudo está de acordo com o que você precisa. Ainda tem dúvidas sobre esse meio de pagamento? Aproveite para se informar mais e conferir todas as vantagens de usar o Pix no seu dia a dia!
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042