O PIX revolucionou o sistema de pagamentos e transferências desde o seu lançamento em novembro de 2020. Com sua praticidade, velocidade e segurança, o método de pagamento já é um dos mais usados no país.
Neste artigo, você vai conhecer todas as vantagens do PIX. Boa leitura!
Enquanto outros meios de transferência, como o TED, podem levar horas ou até mesmo dias para serem concluídos, o PIX permite que o dinheiro seja transferido e recebido em questão de segundos. O mesmo vale para pagamentos de boletos!
O PIX foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil e possui as mesmas medidas de segurança utilizadas em outros meios de pagamento. Todas as transações feitas são digitais e criptografadas, garantindo mais segurança das informações e reduzindo os riscos de fraudes.
Essas movimentações são rastreáveis! Você pode usar o Registrato do BACEN para acompanhar todas as chaves registradas no seu nome.
Ao contrário de outros meios de pagamento que possuem horários de funcionamento limitados, o PIX está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso significa que você pode realizar suas transações a qualquer momento, sem restrições de horário.
Diferentemente de outros meios de pagamento que cobram taxas e tarifas, o PIX é totalmente gratuito para pessoas físicas e empreendedores individuais (MEI).
Ele pode ser utilizado para realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais, transferências entre contas, recebimento de dinheiro, pagamento de contas, entre outros. Essa versatilidade faz com que o PIX seja uma opção ideal para diversas situações do dia a dia.
Leia também: como fazer PIX com cartão de crédito?
Todo o processo pode ser realizado pelo aplicativo do seu banco, onde você define suas chaves e realiza as transferências. Não é necessário inserir informações como número de conta e agência, apenas a chave do recebedor.
Outro ponto positivo é que uma pessoa física pode cadastrar até 5 chaves, enquanto as pessoas jurídicas têm o limite de 20 chaves.
Uma das funcionalidades mais interessantes do PIX é a possibilidade de realizar transferências através da leitura de um QR Code. O recebedor gera o código, e o pagador, utilizando a câmera do celular, aponta para o código para realizar o pagamento.
Não tem acesso à chave de pagamento ou QR Code? Você pode fazer o PIX por Aproximação direto pela maquininha do estabelecimento.
Você pode definir o seu próprio limite para as suas transferências noturnas. Para isso, basta entrar em contato com o seu banco ou instituição financeira.
Com a popularização do PIX, é cada vez mais comum realizar pagamentos e transferências de forma digital, reduzindo a necessidade de usar dinheiro em espécie. É mais seguro e contribui para reduzir custos envolvidos, como impressão de notas e armazenamento.
O surgimento do PIX tem estimulado a competitividade no setor financeiro, levando as instituições bancárias e fintechs a oferecerem serviços cada vez melhores e mais inovadores. Isso resulta em mais opções para os usuários e na melhoria constante dos serviços oferecidos.
Conheça 4 novas regras do PIX que começaram a valer em novembro de 2024!
Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042