No Brasil, muitos jovens precisam ter uma conta em banco antes dos 18 anos. Seja para receber salários ou benefícios do INSS.
Você sabe como funciona uma conta para menor de 18 anos? No nosso artigo, vamos explicar tudo sobre o assunto. Boa leitura!
Uma conta para menor de 18 anos é uma ferramenta bancária projetada especificamente para crianças e adolescentes. É mais comum encontrar contas digitais com opções para menores de idade.
As contas digitais são abertas e administradas pelos pais ou responsáveis legais, que podem acompanhar as movimentações e definir limites de transações. Esse processo visa a proteção do jovem e o desenvolvimento de hábitos financeiros saudáveis.
Leia também: sou representante legal, posso fazer empréstimo consignado?
As contas menores de idade geralmente apresentam uma série de funcionalidades e recursos voltados para a educação financeira e o controle parental, tais como:
Muitas contas para menores de idade oferecem um cartão de débito ou um “crébito” (cartão de crédito pré-pago) para que os jovens possam realizar compras e saques, aprendendo a gerenciar seus gastos de forma prática.
Os titulares dessas contas têm acesso a serviços de transferências via Pix, pagamento de boletos e recarga de celular.
Algumas contas para menores permitem a realização de investimento.
Aplicações em CDBs, LCIs, LCAs e fundos que incentivam uma cultura de poupança e planejamento financeiro desde cedo.
Os pais ou responsáveis legais podem acompanhar todas as movimentações da conta do menor, definir limites de transação e até mesmo programar uma mesada a ser depositada diretamente na conta do filho.
Conforme as regulamentações do Banco Central, menores de 18 anos não emancipados devem ser representados por um adulto responsável, seja o pai, mãe ou um tutor legal, para a abertura de uma conta bancária.
As contas para menores de 18 anos atendem geralmente a diferentes faixas etárias, com requisitos e funcionalidades adaptados a cada etapa do desenvolvimento da criança ou adolescente. Saiba mais:
Essas contas têm um foco maior na educação financeira por meio de recursos lúdicos e interativos, como parcerias com personagens infantis.
O controle parental é mais rígido, com limites de transação e acompanhamento de todos os movimentos.
À medida que os jovens avançam na adolescência, as contas digitais dão mais autonomia, com acesso a investimentos e instrumentos de gestão financeira mais sofisticados.
O controle parental é gradualmente relaxado, para preparar os jovens para a independência financeira.
Aqui no Banco Mercantil, é possível que uma pessoa menor de 18 anos abra uma conta para receber os seus benefícios do INSS.
Para isso, é necessário a autorização de um representante legal.
O processo de abertura de uma conta digital para menores de 18 anos geralmente segue alguns passos-chave:
Leia também: tudo o que você precisa saber sobre a poupança!
O gerenciamento eficaz da conta digital do menor envolve algumas práticas importantes:
Os pais ou responsáveis legais devem acompanhar regularmente as movimentações da conta, analisar os extratos e definir limites de transação para garantir a segurança dos fundos.
Aproveitar a conta do menor como uma oportunidade para ensinar conceitos financeiros básicos, como orçamento, poupança e investimentos, incentivando uma relação saudável com o dinheiro.
Muitas contas digitais para menores permitem a programação de mesadas, facilitando o controle e a educação financeira do jovem. Gostou do conteúdo? Leia também: menor de idade tem direito ao salário maternidade?
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042