Você já ouviu falar sobre o programa CPF na nota? Essa iniciativa, adotada por vários estados brasileiros, busca incentivar os consumidores a incluírem o CPF nas notas fiscais durante as compras.
O objetivo é combater a evasão fiscal e, ao mesmo tempo, oferecer uma série de vantagens para quem participa, como cashback e sorteios.
Neste guia completo, vamos explicar as vantagens para você, como verificar se há créditos ou prêmios a serem resgatados, e mais! Boa leitura.
Para consultar o saldo e saber se você tem dinheiro do CPF na nota para ser resgatado, siga os passos:
Cada estado tem suas próprias regras sobre o tempo e a forma de resgate. Por isso, fique atento às atualizações diretamente nos sites oficiais. Em São Paulo, por exemplo, você pode transferir o dinheiro para a sua conta bancária.
Leia também: o que significa “situação do CPF irregular”?
Confira os estados e cidades que possuem o programa e seus respectivos sites:
Não encontrou sua região na lista? Você pode buscar na internet por “nome do seu estado/cidade + cpf na nota”.
O Portal Nota Fiscal Mineira, por exemplo, tem uma aba em seu site dedicada à divulgação dos sorteios do mês e aos resultados.
Nem todas as compras são válidas para gerar recompensas. Confira os estabelecimentos e serviços que estão incluídos no programa:
Você pode se cadastrar no programa em duas etapas:
Entenda também: como consultar restrição no CPF?
Em muitos estados, como São Paulo, Paraná e Bahia, quem cadastra o CPF na nota participa de sorteios mensais com prêmios que podem variar de R$ 5 mil a R$ 1 milhão.
Os créditos acumulados do CPF na nota também podem significar economia no pagamento de impostos como o IPVA e o IPTU.
Por exemplo, em São Paulo e no Paraná, é possível usar os créditos acumulados para abater até 10% do IPVA do ano seguinte. Já no Rio de Janeiro, com o Nota Carioca é possível ter desconto no seu IPTU em 2025.
Os valores acumulados podem ser resgatados em dinheiro ou utilizados para abater despesas como contas de consumo e recargas de celular. Em São Paulo, por meio da Nota Fiscal Paulista, é possível transferir o dinheiro diretamente para sua conta bancária.
Sim, a inclusão do CPF nas notas fiscais ajuda a aumentar seu score de crédito! Isso ocorre porque a sua reputação financeira diante das instituições de crédito cresce a cada movimentação financeira registrada em seu nome.
Não! Você não é obrigado a informar o CPF para ser incluído na nota. Será exigido apenas se a compra foi feita em situações específicas, como em lojas de atacado ou compras online com valores elevados.
A nota fiscal não paga um percentual fixo. Ela funciona como comprovante de compra e é usada pelos governos estaduais para diversos fins, como: fiscalização, sorteios e análise de consumo.
Os prêmios variam de acordo com cada programa. A porcentagem dos recursos arrecadados com os impostos destinados aos sorteios também varia de estado para estado.
Leia também: como evitar compras por impulso?
Não existem desvantagens para o consumidor ao colocar o CPF na nota. Mas é importante prestar atenção à privacidade. Suas informações devem ser protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
E pelo contrário, incluir o CPF na nota permite participar em sorteios, descontos em impostos e o resgate de créditos em dinheiro. Além disso, pode ajudar a aumentar seu score de crédito.
Para aproveitar esses benefícios, se cadastre no programa do seu estado e comece a pedir o CPF em suas compras. Para mais dicas sobre finanças e outras informações úteis, continue acompanhando o Blog do Banco Mercantil!
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042