Desde promoções e descontos irresistíveis até apelos emocionais: quando percebemos, já estamos fazendo compras por impulso.
Esse hábito se caracteriza por compras feitas sem planejamento, motivadas por desejos momentâneos e emoções, em vez de uma real necessidade. Muitas vezes, é marcado pela tomada de decisão rápida, sem considerar consequências futuras.
Para alguns parece inofensivo, mas o alívio momentâneo obtido após a compra é seguido por arrependimento e culpa. Além disso, pode gerar sérios problemas financeiros.
Neste artigo, vamos falar sobre compras impulsivas e dar dicas de como controlar os seus gastos. Boa leitura!
Diversos fatores podem contribuir para esse padrão de consumo impulsivo, incluindo:
Entender esses gatilhos é muito importante para que você possa desenvolver estratégias eficazes de controle. Separamos algumas dicas para te ajudar neste processo, leia todas abaixo!
O primeiro passo é ter um planejamento financeiro sólido. Isso envolve:
Essa visão geral de sua situação financeira ajudará a identificar oportunidades de corte de gastos e a definir prioridades.
Antes de qualquer compra, faça uma pausa e reflita sobre a real necessidade do produto ou serviço. Pergunte-se:
Essa prática de “espera” pode ajudar a evitar compras impulsivas.
Quando estamos emocionalmente abalados, seja por tristeza, estresse ou euforia, somos mais propensos a buscar alívio no consumo.
O uso excessivo de cartões de crédito facilita as compras por impulso, pois cria a ilusão de que não estamos gastando dinheiro. Procure:
Confira 9 dicas para usar o cartão de crédito sem se endividar.
Cada pessoa tem padrões de consumo específicos. Identifique quais são os seus produtos ou categorias mais propensos a compras impulsivas e evite-os.
Mantenha seus objetivos de longo prazo, como compra da casa própria ou viagens, sempre em mente. Isso te ajudará a focar seu dinheiro para realizá-los, em vez de gastá-lo em algo por impulso.
Planilhas e aplicativos de controle de gastos podem ser aliados poderosos no combate às compras por impulso, pois permitem visualizar a entrada e saída de dinheiro, identificando padrões de consumo.
Antes de comprar algo novo, avalie se você pode se desfazer de itens semelhantes. Essa prática de “desapego” pode ajudar a conter o impulso de adquirir constantemente novos produtos.
Desenvolva habilidades para lidar com o impulso de comprar, como respiração profunda, meditação ou atividades alternativas que lhe tragam satisfação.
Compartilhe seus objetivos e desafios com familiares e amigos de confiança. Eles podem lhe dar suporte e ajudar a manter-se no caminho do consumo consciente.
Quando não controladas, as compras por impulso podem acarretar sérios problemas, como:
Portanto, é fundamental adotar medidas para economizar no dia a dia, prevenir e superar esse hábito prejudicial.
Ao adotar essas estratégias e dominar o impulso de compras, você pode desfrutar de diversos benefícios:
As compras por impulso podem representar um desafio significativo para a saúde financeira e o bem-estar geral. Mas, com determinação, planejamento e as estratégias apresentadas neste artigo, é possível dominar esse hábito e adotar um estilo de vida de consumo mais consciente e equilibrado.
Gostou do conteúdo? Leia também: usar Pix aumenta o score de crédito?
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042