Blog

    Aqui no blog, sempre comentamos sobre os benefícios de ser cliente do Banco Mercantil. No artigo de hoje, você ficará por dentro das vantagens do nosso CDB. 

    Continue a leitura e saiba como o investimento funciona, se vale a pena e mais!

    Boa leitura!

    O que é um CDB?

    CDB é uma sigla que significa Certificado de Depósito Bancário. Trata-se de um título de crédito emitido pelas instituições financeiras. 

    Na prática, funciona assim: ao investir em CDB você empresta dinheiro para que o banco financie suas atividades de crédito. Em troca, o banco vai te remunerar por um determinado período por meio dos juros. 

    Quais as principais vantagens do investimento?

    O CDB é um investimento classificado como renda fixa. Ou seja, você consegue prever o quanto receberá ao final do período. Outras vantagens são: 

    • Segurança: o CDB conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), que funciona como um “seguro” para o seu investimento em caso de falência do banco. Isso torna o CDB tão seguro quanto a poupança.
    • Liquidez: existem modalidades de CDBs que permitem ao investidor realizar o resgate a qualquer momento.
    • Livre de taxas: diferente de outras modalidades de investimentos, o investidor não paga nenhuma taxa para aplicações em CDBs.
    • Rentabilidade: em geral, os CDBs rendem mais do que a poupança, especialmente em cenários de juros mais elevados.
    • Diversidade: a modalidade conta com uma variedade de prazos, baixo valor de entrada e tipos de remuneração. Assim, o investidor consegue elaborar diferentes estratégias para sua carteira de investimentos.

    Como funciona a remuneração do CDB?

    Os CDBs podem ser remunerados de 3 maneiras:

    • Prefixado: a taxa da aplicação é definida no ato da contratação e o investidor já sabe exatamente o quanto o papel renderá. Exemplo: 9,50% ao ano.
    • Pós-fixado: são os tipos mais comuns de remuneração. A rentabilidade é atrelada a um índice – geralmente o CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Isso significa que a sua rentabilidade vai acompanhar as oscilações desse índice. Exemplo: 120% do CDI. 
    • Híbridos: representa uma combinação dos dois conceitos anteriores. Os modelos mais comuns são de CDBs atrelados à inflação, oferecendo taxas fixas e corrigidas pelo IPCA: Exemplo: IPCA + 5% ao ano.

    Saiba mais sobre os juros prefixados e os juros pós-fixados!

    Quais são os prazos para investir?

    Os CDBs contam com vários prazos diferentes. No Banco Mercantil, as aplicações podem ser realizadas com vencimentos que variam entre 06 meses e até 05 anos.

    Posso resgatar quando quiser?

    A possibilidade de resgate está associada à liquidez e varia conforme o CDB escolhido por você. Alguns títulos só permitem o resgate no vencimento da aplicação, mas oferecem uma rentabilidade maior. 

    Para quem precisa do dinheiro a qualquer momento, existe o CDB Liquidez Diária. Com ele, o investidor pode resgatar todo o valor investido já no primeiro dia após a aplicação.

    Quais as características dos CDBs do Banco Mercantil?

    Pensando no perfil e objetivo de seus clientes, o Banco Mercantil oferece uma variedade de opções de CDBs para diferentes perfis de investimento. Conheça os principais: 

    CDB Liquidez Diária  

    Ideal para investidores que desejam aplicar seu dinheiro sem abrir mão da liquidez dos investimentos. 

    O investimento pode ser resgatado total ou parcialmente, a partir do primeiro dia após a aplicação.

    CDB Pós-Fixado

    Investidores que desejam maior rentabilidade e sem a necessidade de resgatar os recursos antes do vencimento. Indicado para cenários de alta de juros, com remuneração em linha ao mercado e prazos que variam de 06 a 36 meses.

    CDB Prefixado

    Indicado para investidores que desejam previsibilidade quanto aos seus investimentos. O CDB prefixado possui as seguintes características:

    • Diferentes prazos (06, 12, 18, 24, 36 e 48 meses);
    • Remuneração fixa;
    • Remuneração determinada no ato da aplicação.

    CDB IPCA+

    Esse tipo de CDB tem remuneração híbrida, sendo corrigido por uma taxa fixa e um componente pós-fixado, atrelado ao IPCA. 

    Ideal para investidores que buscam manutenção do poder de compra, protegendo seu capital contra a inflação e proporcionando um ganho real com uma taxa prefixada. 

    CDB Renda Mensal

    Com esta modalidade, os rendimentos da aplicação são creditados direto na conta do investidor a cada 30 dias. Ideal para clientes que desejam que seus investimentos tenham um fluxo de recebimento mensal para complementar o orçamento.

    CDB Mix

    Para uma experiência 100% digital, pelo aplicativo Mercantil o investidor realiza aplicações a qualquer hora do dia e em qualquer dia da semana. 

    Além disso, os investimentos realizados em feriados e finais de semana geram uma bonificação creditada na hora em sua conta-corrente.

    Leia também: Guia Banco Mercantil de Investimentos para Iniciantes

    Existe algum risco?

    Os principais riscos de se investir em CDBs são os chamados:

    • Risco de Crédito: risco de o emissor do título decretar falência.
    • Risco de Mercado: associado às variações dos índices que remuneram o CDB.
    • Risco de Liquidez: impossibilidade de reaver os recursos antes do vencimento para os ativos que não possuem liquidez imediata.

    E se o banco quebrar?

    Assim como a poupança, o CDB é considerado um dos investimentos mais seguros, pois conta com a garantia adicional do FGC (Fundo Garantidor de Crédito)

    O investidor possui assegurado até o limite de R$ 250.000,00 por CPF, já considerando os juros de seus investimentos. Dessa forma, em caso de falência do banco, o valor deverá ser reembolsado. 

    Quais as taxas e tributações para investir em CDB?

    As aplicações em CDBs estão sujeitas a cobrança de dois tributos:

    • IOF: incide apenas em aplicações cujo vencimento e/ou resgate tenha ocorrido antes de 30 dias.
    • Imposto de Renda: alíquota regressiva, que varia conforme o prazo.

    É importante ressaltar que para ambos os tributos, as taxas ocorrem exclusivamente sobre os rendimentos da aplicação.

    Conheça também: Investimentos isentos de imposto de renda!

    Como escolher o melhor CDB?

    Entre as grandes vantagens de se investir em CDBs, estão todas as variedades de prazos, indexadores, liquidez e formas de remuneração. 

    Diante disto, o ideal é que o investidor busque diversificar seus investimentos e alinhe suas aplicações de acordo com seus objetivos, conforme os seguintes passos:

    • Prazo: defina o horizonte do seu investimento de acordo com o tempo em que pretende manter seu recurso aplicado.
    • Avalie o que é mais importante: rentabilidade ou Liquidez? Quanto maior o prazo, maior a rentabilidade. Já os ativos com liquidez imediata, apesar de oferecerem uma menor remuneração, garantem ao investidor a segurança para resgatar seu recurso a qualquer momento.
    • Entenda sobre as tendências do mercado: busque compreender e estimar o cenário atual, bem como seu comportamento e expectativas futuras. Esse passo será fundamental para selecionar o papel mais vantajoso para cada momento.

    Mantenha-se atualizado sobre o mercado dos investimentos! Siga o Banco Mercantil no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

    Redação Mercantil 132 artigos publicados

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      Vida 50+
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        Meu Mercantil
        Meu Mercantil
        Meu Mercantil
        Meu Mercantil
        Meu Mercantil
        Meu Mercantil

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042