O Pix se tornou uma ferramenta muito popular no Brasil, e com o alto número de transações realizadas todos os dias, erros podem acontecer.
Mas como resolver se você fizer um Pix para a conta errada? Ou receber um Pix que não reconhece? Pensando nisso e na proteção dos consumidores, o Banco Central criou uma ferramenta para facilitar devolver o dinheiro recebido por engano.
Nesse artigo vamos explicar como funciona essa ferramenta, chamada MED, e o passo a passo do que fazer ao realizar um Pix errado. Além disso, vamos dar dicas para que você se proteja de golpes.
Mecanismo Especial de Devolução (MED), é uma ferramenta criada pelo Banco Central do Brasil para facilitar a devolução de valores transferidos via Pix em casos de fraudes, golpes ou erros operacionais.
Ao identificar uma transação suspeita ou irregular, você pode solicitar a devolução do valor ao seu banco através do MED. A análise dos pedidos de devolução é rápida, aumentando as chances de recuperação do valor.
Recuperar um Pix enviado por engano pode ser um processo desafiador, mas existem algumas medidas que você pode tomar:
Se você recebeu um Pix por engano, é importante agir com honestidade. A melhor opção é devolver o valor ao remetente.
Os bancos oferecem a opção de devolver um Pix diretamente pelo aplicativo e essa é a opção mais segura.
É cliente do Banco Mercantil e recebeu um Pix que não reconhece? Siga estes passos para devolver o valor:
Importante: nunca devolva o Pix para uma nova chave fornecida pela pessoa que entrou em contato com você. Sempre use a ferramenta do aplicativo para garantir que o dinheiro vá para a conta correta.
Sim! Gastar um valor recebido por engano pode ser considerado crime de apropriação indébita, que tem pena de detenção de um mês a um ano ou multa.
Ao receber um valor indevido, verifique se a pessoa que enviou entrou em contato com você. Se sim, devolva o dinheiro o mais rápido possível.
Leia também: 10 vantagens de usar o Pix no dia a dia!
O pagador tem até 80 dias para registrar o pedido de devolução do valor e o recebedor precisa fazer a devolução dos recursos em até 15 dias.
Se a pessoa que recebeu o dinheiro achar que não precisa devolvê-lo, tem até 30 dias, depois que o valor for bloqueado, para contestar o pedido de devolução.
É importante lembrar que esses prazos podem variar de acordo com as políticas de cada instituição financeira e as particularidades de cada caso. Mas quanto mais rápido você agir, maiores as chances de recuperar o valor ou de evitar problemas futuros.
A responsabilidade do banco é auxiliar o cliente a tentar recuperar o valor, mas não há garantia de sucesso. O banco também pode fornecer orientações sobre como proceder em caso de recebimento indevido de um Pix.
A responsabilidade pela devolução do valor normalmente é do recebedor. O sucesso da recuperação do dinheiro depende de fatores como a agilidade do cliente em comunicar o erro e a colaboração do recebedor.
Esse golpe é bem sofisticado e usa uma estratégia que parece simples, mas pode enganar muita gente. Veja o passo a passo de como os criminosos agem:
Caso você receba um pedido de devolução de um Pix, siga estas dicas simples para evitar cair em golpes:
Seguindo essas dicas, você pode fazer suas transações via Pix com segurança, sem cair em golpes. Lembre-se: a prevenção é o melhor caminho para proteger o seu dinheiro!
Em alguns casos, você poderá ter o dinheiro e até sua conta bloqueados. Você também pode ser responsabilizado criminalmente.
O boletim de ocorrência pode ser registrado nas delegacias comuns da sua cidade, como também nas delegacias especializadas.
Entre em contato com o seu banco para que ele possa intermediar a devolução por meio do Mecanismo Especial de Devolução (MED).
Não há como desfazer um Pix enviado por engano para outra conta, exceto se você optar pela modalidade de agendamento — que permite cancelar o débito programado antes de ser realizado.
Sempre use a opção de devolução diretamente pelo aplicativo do banco. Nunca transfira o dinheiro para uma nova chave Pix.
Verifique no aplicativo do seu banco se o Pix foi realmente recebido e utilize a função de devolução. Desconfie de qualquer pedido feito por telefone ou mensagem.
Sim, se você devolver o Pix para uma conta diferente da original corre o risco de cair em um golpe. Por isso, sempre faça a devolução usando o aplicativo do banco.
Evite cadastrar o número do celular ou CPF como chave Pix, pois esses dados são fáceis de encontrar. Prefira usar as chaves aleatórias, como e-mails ou os números gerados pelo sistema do banco.
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