Blog

    O Pix se tornou uma revolução nos meios de pagamento e transferências bancárias no Brasil. Com sua praticidade, rapidez e segurança, ele tem conquistado cada vez mais usuários. E uma das novidades mais recentes é o Pix Parcelado, uma modalidade que permite o pagamento de débitos de forma parcelada. Neste artigo, vamos explorar como funciona essa modalidade e quando vale a pena utilizá-la. Continue a leitura e conheça tudo sobre o Pix Parcelado!

    O que é o Pix Parcelado?

    O Pix Parcelado é uma opção oferecida pelo Banco Mercantil que permite aos usuários realizar pagamentos à vista quando não tem dinheiro na conta ou prefere parcelar pra não comprometer o orçamento. Dessa forma, você consegue parcelar o valor no cartão de crédito. Essa modalidade é destinada às pessoas que precisam fazer um pagamento instantâneo, mas não possuem o valor total disponível na conta. Para utilizar o Pix Parcelado, é necessário ter uma linha de crédito pré-aprovada junto ao Banco Mercantil.

    Ao realizar um pagamento utilizando o Pix Parcelado, o valor é instantaneamente transferido para a conta do destinatário informado pelo usuário. No entanto, o valor total do pagamento é dividido em parcelas, que serão debitadas mensalmente na fatura do seu cartão com acréscimo de juros.

    Leia mais: Pix Parcelado, aqui tem!

    Como funciona?

    O funcionamento é bastante simples. Primeiro, verifique se a instituição financeira na qual possui conta oferece essa opção de pagamento. Aqui, no Banco Mercantil, você já pode fazer uma transferência ou pagamento com Pix Parcelado via cartão de crédito.

    O Pix Parcelado é uma iniciativa criada pelo Banco Central (BC) que permite aos usuários parcelar compras feitas com o Pix. Por sua vez, o Pix é um meio de pagamento instantâneo, desenvolvido pelo BC, que permite a transferência de valores entre contas de diversos bancos, em tempo real e a qualquer hora do dia ou da noite.

    Veja também: Entenda como proteger os seus dados caso tenha seu celular roubado

    E, com o pagamento via Pix, quem envia o dinheiro tem a opção de parcelar o valor pago, enquanto o vendedor continua recebendo o pagamento integral à vista e instantaneamente. Além disso, é necessário ter limite disponível no cartão de crédito para cobrir o valor total da compra.

    A Sandrinha, apresentadora do nosso canal do YouTube, explicou tudo sobre o Pix no vídeo abaixo:

    Quem pode usar o Pix Parcelado no Banco Mercantil?

    Seguem as pessoas que podem usar essa modalidade:

    • Clientes PF que utilizem cartão consignado;
    • Clientes PF que utilizem o cartão múltiplo, seja titular ou solidário;
    • Clientes PJ (portador) que utilizem o cartão de crédito empresarial, e assinam individualmente.

    Quando ele pode ser usado?

     Primeiramente, você pode usar o Pìx Parcelado em compras em qualquer tipo de estabelecimentos comerciais. Ou seja, padarias, farmácias, supermercados, táxi, postos de gasolina e muitos outros. Além disso, você pode usar para compras e transferências para outros CPFs/CNPJs. Porém, não é permitido para contas com a mesma titularidade.

    Mas, fique atento/a, que você só pode ser usar para pagamento imediato, não pode agendar para datas futuras.

    Quais são os limites?

    Aqui não muda nada. Os limites diários do Pix (diurno e noturno) continuam sendo validados, independente da modalidade de pagamento: Débito em Conta ou Pix Parcelado. Entretanto, você precisa ter limite de crédito disponível no Cartão para que seja efetivado, e este comportar também os juros e o iof do parcelamento escolhido.

    Posso desistir de fazer o Pix Parcelado?

    Não importa o motivo, se desistir de fazer o Pix Parcelado você tem até 7 dias da liberação do crédito para cancelar. Além disso, você receberá o valor do Pix mais os tributos e juros devidos até a devolução.

    Vantagens e desvantagens

    Assim como qualquer modalidade de pagamento, ele possui suas vantagens e desvantagens, e é importante avaliar se essa opção é a mais adequada para cada situação. Abaixo, listamos alguns pontos positivos e negativos dele:

    Vantagens

    • Flexibilidade: Tem a possibilidade de parcelar o valor de uma transferência ou compra em até 12 vezes, o que pode facilitar o pagamento de despesas mais altas.
    • Praticidade: Assim como o Pix tradicional, o Pix Parcelado é um método de pagamento rápido e fácil de usar. Basta ter uma linha de crédito pré-aprovada e escolher a opção de parcelamento ao realizar a transação.
    • Segurança: Utiliza a mesma segurança do Pix tradicional, garantindo a proteção dos dados e a confiabilidade das transações.

    Desvantagens

    • Juros: Considere que serão cobrados juros sobre as parcelas mensais. Portanto, é necessário avaliar se o valor dos juros compensa o parcelamento.
    • Limite disponível: Para utilizar o Pix Parcelado, é necessário ter limite disponível no cartão de crédito para cobrir o valor total da compra. Caso o limite não seja suficiente, o parcelamento não será possível.
    • Restrições do estabelecimento: Nem todos os estabelecimentos oferecem a opção do Pix Parcelado. Portanto, é importante verificar se a loja ou empresa em que se pretende realizar a transação aceita essa forma de pagamento.

    Quando vale a pena usar o Pix Parcelado?

    A decisão de utilizar o Pix Parcelado deve levar em consideração alguns fatores. Primeiramente, avalie o valor da dívida ou despesa a ser parcelada. Se a dívida for alta e os juros cobrados forem elevados, pode ser mais vantajoso buscar outras opções de pagamento, como negociações de parcelamento diretamente com o credor ou por meio de serviços de renegociação de dívidas.

    Além disso, é importante considerar o número de parcelas e o valor dos juros cobrados. Realizar uma análise financeira detalhada pode ajudar a entender se o Pix Parcelado é a melhor alternativa para o seu caso específico.

    Veja também: Qual a diferença entre DOC e TED?

    Vem ver o resumo:

    O Pix Parcelado é uma modalidade de pagamento que oferece praticidade e flexibilidade aos usuários. Com essa opção, quem envia o dinheiro tem a opção de parcelar o valor pago, enquanto o vendedor continua recebendo o pagamento integral à vista e instantaneamente.  No entanto, é importante avaliar as vantagens e desvantagens dessa modalidade e considerar outros fatores, como o valor da dívida e os juros cobrados, antes de optar pelo Pix Parcelado.

    Lembre-se de sempre verificar se a instituição financeira na qual você possui conta oferece o Pix Parcelado e analisar cuidadosamente as condições e os custos envolvidos nessa modalidade. Assim, você poderá fazer escolhas financeiras mais conscientes e adequadas às suas necessidades.

    Esperamos ter te ajudado com todos esses dados sobre o assunto e tirado todas as dúvidas. Para estar sempre por dentro, conecte-se conosco nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook, inscreva-se no YouTube, siga-nos no Instagram e Linkedin para receber informações sobre educação financeira. Te esperamos lá!

    Redação Mercantil

    244 artigos publicados

    Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

    Compartilhar

    Navegue pelo sumário

      Recentes

      +Dinheiro

      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        +Dinheiro

        +Dinheiro

        +Dinheiro

        +Dinheiro

        +Dinheiro

        +Dinheiro

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Rua Rio de Janeiro, 680 - Centro, Belo Horizonte/MG - CEP 30160-912