O Mecanismo Especial de Devolução, conhecido como MED, foi desenvolvido pelo Banco Central do Brasil para proporcionar uma camada adicional de segurança aos usuários do Pix.
Essa ferramenta foi feita para lidar com fraudes, golpes ou erros operacionais relacionados às transações Pix.
No conteúdo de hoje, vamos explicar quando pode ser usado, como solicitar e prazos. Boa leitura!
A seguir, entenda quais as principais situações em que o MED pode ser utilizado:
O MED não se aplica a erros de digitação, envios equivocados ou arrependimentos pós-transação. Nesses casos, a resolução deve ser buscada diretamente com o recebedor do Pix.
Leia também: fez ou recebeu Pix errado? Saiba o que fazer!
Veja o passo a passo para solicitar o MED aqui no Banco Mercantil:
Você tem até 80 dias a partir da data da transação para solicitar o MED. Contudo, quanto mais rápido agir, maiores serão as chances de recuperar seus recursos.
Leia também: como registrar Boletim de Ocorrência pela internet?
Após acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), os recursos na conta do recebedor são bloqueados. Isso vai impedir que o dinheiro seja movimentado enquanto a investigação está em andamento.
A instituição financeira tem até 7 dias para analisar o caso e verificar as evidências. Se a fraude não for confirmada, os recursos são desbloqueados na conta do recebedor.
Em caso de confirmação da fraude, inicia-se o processo de devolução. O estorno total ou parcial deve ser realizado em até 96 horas após a confirmação da fraude.
Porém, o valor devolvido depende do saldo disponível na conta do recebedor no momento do bloqueio. Caso a devolução seja parcial, o banco deve explicar os motivos e os próximos passos possíveis.
Gostou do conteúdo? Leia também: como agendar Pix recorrente no Banco Mercantil?
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042