Blog

    As altas taxas de juros e a falta de controle financeiro podem complicar o pagamento das dívidas com os bancos. Mas pode ficar tranquilo, pois existem alternativas que podem te ajudar a quitá-las e limpar o seu nome. 

    Separamos algumas dicas práticas, confira! 

    6 estratégias para quitar suas dívidas com bancos

    1. Planejamento financeiro

    Faça um levantamento completo das suas dívidas, incluindo juros e encargos. Analise seu orçamento e identifique quanto pode ser destinado ao pagamento das parcelas.

    2. Portabilidade da dívida

    Considere transferir sua dívida para outra instituição financeira que ofereça condições mais vantajosas, como taxas de juros menores e maiores prazos de pagamento. Avalie o Custo Efetivo Total (CET) antes de tomar uma decisão.

    3. Negociação com bancos

    Entre em contato com o seu banco para negociar as dívidas. Proponha soluções viáveis e demonstre comprometimento em quitar o débito.

    Aqui no Banco Mercantil, você pode fazer o refinanciamento do empréstimo consignado de forma prática. Entre em contato conosco e saiba como funciona! 

    4. Feirões de renegociação

    Os feirões de renegociação são promovidos por órgãos de proteção ao crédito, como o SPC Brasil e o Serasa. Também são organizados pelas instituições financeiras que oferecem condições especiais para pagar dívidas.

    5. Programa Desenrola Brasil

    Verifique se você se qualifica para o Programa Desenrola Brasil, que oferece condições especiais para reduzir o endividamento.

    6. Educação financeira

    Após quitar as suas dívidas, mantenha o orçamento sob controle e evite novos endividamentos com instituições financeiras. Invista em educação financeira para seguir um planejamento adequado.

    O que acontece se eu não pagar as dívidas bancárias?

    Quando você não paga suas dívidas bancárias, seu nome pode ser incluído em órgãos de proteção ao crédito. Isso dificulta a liberação de novas linhas de crédito, desestabilizando seu orçamento devido às altas taxas de juros disponíveis.

    Leia também: como tirar o reduzir os juros das suas dívidas?

    As dívidas com bancos caducam?

    Após cinco anos, o seu CPF é regularizado e seu nome sai dos órgãos de proteção ao crédito. No entanto, a dívida não deixa de existir. 

    O banco pode continuar fazendo cobranças extrajudiciais, e o débito permanece em seu histórico, afetando seu acesso ao crédito futuro.

    Dicas práticas para evitar se endividar novamente

    • Controle de gastos: evite gastos supérfluos e mantenha um controle rigoroso das suas despesas.
    • Orçamento realista: calcule se as parcelas das dívidas cabem no seu orçamento antes de aceitar qualquer proposta de acordo.
    • Crédito consciente: se precisar de crédito, escolha instituições com taxas de juros mais baixas, comparando as condições oferecidas.

    Gostou do conteúdo? Leia outros artigos relacionados e saia do vermelho: 

    Redação Mercantil 232 artigos publicados

    Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      + Para Você
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        +Dinheiro
        +Dinheiro
        +Dinheiro
        +Dinheiro
        +Dinheiro
        +Dinheiro

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042