Blog

    Usar a internet para pagar por transações bancárias é cada vez mais comum, não é verdade? Mas infelizmente, muitas pessoas têm sido vítimas do chamado golpe do boleto falso.

    Esse tipo de fraude, que se aproveita da confiança das pessoas nos boletos bancários, tem causado muitos prejuízos. Confira abaixo como funciona o golpe, 5 passos para saber se o documento é verdadeiro e se é possível recuperar o dinheiro.

    O que é o golpe do boleto?

    O golpe do boleto envolve a emissão de boletos bancários falsificados por criminosos para roubar dinheiro das vítimas. Os boletos falsos são muito parecidos com os documentos originais e são enviados:

    • por e-mail;
    • sites falsos;
    • ou até mesmo pelos Correios. 

    Os golpistas alteram os dados bancários para que o pagamento vá diretamente para suas contas, em vez de ir para as empresas legítimas. A fraude pode ocorrer em compras online, doações falsas ou renegociações de dívidas. 

    O golpe do boleto falso é só um dos diferentes tipos aplicados atualmente. Aproveite e leia: Os 7 tipos de golpes de empréstimo mais comuns!

    Como identificar boletos falsos?

    Para evitar cair no golpe é essencial verificar certos elementos do boleto cuidadosamente. 

    1. Verifique os dados do recebedor

    Primeiramente, verifique os dados do recebedor, incluindo nome, CNPJ/CPF e endereço, e confirme se correspondem às informações da instituição que emitiu o documento.

    2. Verifique o código de barras

    Em seguida, confira o código de barras. Os três primeiros dígitos devem corresponder ao código do banco emissor e os últimos dígitos representam o valor do boleto

    Saiba qual é o código do Banco Mercantil

    3. Confira o valor do boleto

    Além disso, o valor do documento deve estar correto e alinhado com o acordo de compra ou serviço. 

    4. Verifique quem enviou o documento

    Por último, verifique de onde o boleto está sendo enviado. Certifique-se que o emissor foi a empresa oficial ou o banco responsável pela cobrança.

    Documentos enviados por redes sociais ou e-mails suspeitos devem ser tratados com cuidado. 

    5. Cuidado com pagamentos via Pix

    Alguns boletos, além do código de barras, possuem a opção de pagamento por Pix. Para evitar cair em golpes, sempre verifique os dados da chave cadastrada e se o recebedor é realmente oficial. 

    É possível recuperar o dinheiro ao pagar um boleto fraudado?

    A responsabilidade pela conferência dos dados é do cliente, mas aqui no Banco Mercantil damos todo o suporte para você. Caso tenha pago um boleto falso, siga os passos:

    1. Registre um boletim de ocorrência, isso garante que crimes semelhantes sejam mapeados e fica mais fácil provar que realmente foi um golpe. 
    2. Entre em contato com o Banco Mercantil pelas redes sociais oficiais, Facebook ou Instagram, informando o que aconteceu. 
    3. O nosso time irá verificar a possibilidade de recuperar o seu dinheiro, retornando a sua mensagem. 

    Atenção: Caso você receba um boleto ou mensagem suspeita em nome do Mercantil, nos envie uma mensagem pelas redes sociais ou entre em contato pelo telefone 0800 7070 398 (ligação e WhatsApp)

    Como se prevenir?

    1. Utilize sempre canais oficiais: emita boletos diretamente no site oficial do credor ou da loja, especialmente após compras online ou negociações. 
    2. Evite clicar em boletos recebidos por e-mail, SMS ou WhatsApp, a menos que isso tenha sido previamente acordado.
    3. Cuidado com e-mails e mensagens suspeitas: desconfie de e-mails que solicitem informações pessoais ou que contenham links e anexos suspeitos. Confirme sempre a autenticidade dessas comunicações entrando em contato direto com a instituição através de seus canais oficiais.
    4. Atualize seu antivírus regularmente: assim você protege seus dispositivos contra programas mal-intencionados que podem roubar dados pessoais. Certifique-se de que seu antivírus está sempre atualizado e configurado corretamente.

    Para se prevenir, confira a página de segurança do Banco Mercantil. Nela você encontra materiais e dicas para evitar cair em golpes.

    Redação Mercantil 130 artigos publicados

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      +Dinheiro
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        +Segurança
        +Segurança
        +Segurança
        +Segurança
        +Segurança
        +Segurança

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042