Blog

    O Carnaval é um dos momentos mais esperados do ano, repleto de festas, blocos e muita animação. Mas, em meio à folia, também é um período em que criminosos aproveitam para aplicar golpes, como o golpe da troca de cartão

    Esse golpe pode acontecer em qualquer momento do ano, mas em ambientes cheios e às inúmeras distrações da festa, é preciso redobrar o cuidado. 

    Para garantir que sua festa seja apenas de alegria e não de prejuízos, fique atento e siga nossas dicas de segurança financeira.

    Como funciona o golpe da troca de cartão?

    Os golpistas costumam agir em bares, restaurantes, lojas e até mesmo em caixas eletrônicos

    O golpe acontece quando, no momento do pagamento, o criminoso substitui o seu cartão por outro semelhante sem que você perceba. E muitas vezes, já viu ou descobriu sua senha, podendo realizar transações indevidas.

    Depoimento de quem sofreu o golpe

    Recebemos o depoimento de um cliente que caiu no golpe da troca de cartão e ele nos autorizou a publicar para alertar outras pessoas. Vamos manter a identidade em sigilo, por segurança. Vejam o depoimento: 

    “Eu estava em um show no Mineirão, em Belo Horizonte, e fui comprar fichas para consumir. Como a fila estava muito grande, decidi comprar várias de uma vez para evitar voltar. Estava com vários amigos e acabei comprando umas 20 fichas de bebida.

    O caixa era oficial, dentro do Mineirão, mas o local estava muito escuro. Na hora do pagamento, o atendente perguntou se era débito ou crédito, e eu respondi débito. Como o valor era alto, tive que inserir o cartão na máquina. Digitei a senha, entreguei a máquina de volta para ele, e, sem eu perceber, ele trocou o meu cartão por outro muito parecido.

    No meio da confusão e da pressa, não percebi a troca. Só quando cheguei em casa, percebi que não era o meu.

    Ao verificar o extrato, veio o choque: tinham zerado minha conta-corrente, gastado todo o saldo do débito e estourado meu limite de crédito, tudo isso em menos de 30 minutos!”

    Após o ocorrido, o cliente entrou em contato com o banco e registrou o boletim de ocorrência para tentar recuperar os valores. Veja a seguir o passo a passo do que fazer caso seja vítima do golpe do cartão trocado.. 

    O que fazer?

    Caso perceba que foi vítima do golpe da troca de cartão, imediatamente:

    1. Bloqueie seu cartão pelo aplicativo do banco ou ligando para a central de atendimento;
    2. Verifique seu extrato para identificar transações indevidas;
    3. Registre um boletim de ocorrência, principalmente se houver movimentações suspeitas;
    4. Entre em contato com o banco para contestar compras fraudulentas.

    Confira o passo a passo de como registrar o seu BO pela internet

    Como se proteger do golpe do cartão trocado?

    Para evitar dores de cabeça e curtir o Carnaval com segurança, siga essas orientações:

    • Proteja sua senha: sempre que digitar a senha, use as mãos ou o corpo para cobrir o teclado. Assim, evita que alguém observe e memorize os números.
    • Não aceite ajuda de estranhos: se alguém insistir em ajudá-lo na hora do pagamento, desconfie. Seja em maquininhas ou caixas eletrônicos, você mesmo deve inserir e retirar o cartão.
    • Verifique seu cartão após cada pagamento: antes de guardá-lo, confirme se o plástico devolvido é realmente o seu. Muitos criminosos fazem a troca de forma rápida e imperceptível.
    • Evite saques em locais isolados: caso precise sacar dinheiro, escolha caixas eletrônicos movimentados, preferencialmente em shoppings, supermercados ou agências bancárias.
    • Atenção a maquininhas suspeitas: antes de inserir o cartão, veja se há algo estranho na máquina e verifique o valor digitado antes de confirmar o pagamento.
    • Ative notificações no aplicativo do banco: para um controle maior, ative o alerta de compras e transações no seu app bancário. Assim, qualquer movimentação suspeita pode ser detectada rapidamente.

    A folia do Carnaval deve ser sinônimo de diversão e não de preocupações. Seguindo essas dicas, você se protege e aproveita a festa sem medo. Compartilhe essas informações com amigos e familiares e curta com tranquilidade!

    Gostou das dicas? Acesse mais conteúdos como este no Blog do Banco Mercantil e fique sempre bem informado!

    Redação Mercantil 223 artigos publicados

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      Seguros e Proteção
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        +Segurança
        +Segurança
        +Segurança
        +Segurança
        +Segurança
        +Segurança

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042