Blog

    Com o crescimento dos serviços financeiros online, nossas vidas estão cada vez mais simples. Mas isso traz também alguns riscos. 

    Um dos principais perigos é a exposição dos nossos dados financeiros. Quando essas informações caem em mãos erradas, os prejuízos podem ser grandes. 

    Existem várias maneiras práticas de proteger seus dados financeiros. Aqui, vamos mostrar as principais ações que você pode adotar no seu dia a dia para evitar problemas. Boa leitura!

    1. Crie senhas seguras

    Uma senha forte é a primeira linha de defesa contra hackers. Para criar uma senha segura:

    • Use uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos.
    • Evite senhas óbvias como “123456” ou “senha123”.
    • Não use informações pessoais, como datas de nascimento.
    • Troque suas senhas regularmente.

    Exemplo: Em vez de “Maria123”, use algo como “M4ri@2024!”.

    2. Cuidados com aplicativos maliciosos

    Baixe aplicativos apenas de lojas oficiais, como a Play Store ou App Store. Evite instalar aplicativos desconhecidos ou de fontes duvidosas, pois eles podem roubar os seus dados financeiros.

    3. Não clique em links desconhecidos

    Golpistas usam e-mails ou mensagens com links maliciosos para roubar dados. Nunca clique em links que você não conhece ou de remetentes estranhos.

    Se você recebe uma mensagem dizendo que ganhou um prêmio, antes de clicar no link, desconfie. É provável que seja uma tentativa de golpe.

    4. Não compartilhe informações pessoais

    Nunca forneça informações pessoais ou bancárias por telefone, e-mail ou mensagem de SMS e WhatsApp. Bancos e empresas sérias nunca pedem dados como senhas ou números de cartão por esses meios.

    Em vez disso, ligue diretamente para o número oficial do seu banco ou da empresa para confirmar a veracidade do contato. 

    5. Cuidado com anexos de e-mails

    Anexos de e-mails podem conter vírus ou programas espiões. Só abra os anexos se tiver certeza de que são seguros e de remetentes confiáveis.

    Se um amigo envia um e-mail com um anexo inesperado, antes de abrir, confirme se ele realmente enviou esse arquivo. Pessoas mal intencionadas podem usar e-mails muito parecidos com os dos seus contatos para aplicar golpes. 

    Saiba mais sobre os golpes de vírus no celular!

    6. Habilite autenticação de dois fatores

    A autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de segurança em seus apps financeiros e outros. Mesmo que alguém descubra sua senha, precisará de um segundo código, geralmente enviado para o seu celular, para acessar a conta.

    A maioria dos aplicativos, redes sociais e outros sites oferecem essa opção e você pode escolher o melhor canal para receber o código de segurança: 

    • SMS;
    • Aplicativo de autenticador (Google Authenticator, Authenticator da Microsoft);
    • Chave de segurança.

    7. Utilize aplicativos de segurança

    Instale um bom antivírus no seu celular ou computador. Esses aplicativos ajudam a detectar e bloquear ameaças, como vírus e aplicativos maliciosos.

    Existem várias opções de antivírus gratuitos e pagos disponíveis nas lojas de aplicativos, escolha o que melhor se adapta às suas necessidades.

    8. Cuidado com redes de Wi-Fi públicas

    Evite acessar informações financeiras em redes de Wi-Fi públicas, como nos shoppings e restaurantes. Elas são mais vulneráveis a ataques de hackers. Em vez disso, prefira usar internet móvel do seu celular. 

    Além disso, alguns aplicativos bancários oferecem a opção de limitar o valor das transações financeiras quando você não estiver utilizando uma rede segura, como a da sua casa. 

    9. Ative a biometria nos aplicativos de banco

    A biometria é mais uma etapa de segurança e a maioria dos aplicativos de bancos permite ativar o reconhecimento facial ou impressão digital. Isso dificulta o acesso por outras pessoas, mesmo que consigam sua senha.

    Também ative a biometria antes de finalizar transações financeiras como Pix e pagamento de boletos. Caso seu celular caia desbloqueado em mãos erradas, as transações bancárias sejam dificultadas. 

    10. Ative a proteção do celular

    Configure seu celular para bloquear automaticamente após alguns minutos sem uso. Utilize senhas ou biometria para desbloqueá-lo.

    Assim, caso você perca seu celular ou ele seja roubado, ele ficará bloqueado e seus dados estarão protegidos até que você o recupere.

    Lembre-se também de cadastrar o seu celular no Celular Seguro. 

    Próximos passos

    Agora que você conhece as principais ações para proteger seus dados financeiros, é hora de colocá-las em prática. Revise suas senhas, verifique se seus aplicativos são seguros e habilite autenticação de dois fatores sempre que possível.

    Com a aplicação dessas dicas simples, você pode reduzir bastante os riscos e manter suas informações seguras. Lembre-se: prevenir é sempre melhor do que remediar.

    Lembre-se de compartilhar essas dicas com seus familiares e amigos. Para mais dicas de segurança e informações sobre os golpes mais aplicados, acesse bm.b.br/segurança.

    Principais dúvidas sobre como proteger seus dados financeiros 

    1. Como saber se meu celular tem um vírus?

    Você pode perceber se seu celular está com vírus se ele estiver funcionando de forma lenta, com excesso de propagandas, ou se aplicativos estiverem fechando sozinhos. Para ter certeza, use um antivírus para fazer uma verificação completa.

    2. O que é autenticação de dois fatores?

    É uma medida de segurança em que, além da senha, você precisa de um segundo código (enviado por SMS ou gerado por um aplicativo) para acessar suas contas. Isso torna o acesso mais seguro.

    3. O que é phishing?

    Phishing é um tipo de golpe em que criminosos tentam enganar as pessoas para que forneçam suas informações pessoais, como senhas ou dados de cartão, por meio de e-mails, mensagens ou sites falsos.

    4. Como sei se um e-mail é falso?

    Desconfie de e-mails que pedem informações pessoais, têm erros de português, ou vêm de remetentes desconhecidos. Verifique o endereço de e-mail e nunca clique em links ou abra anexos sem ter certeza de que são confiáveis.

    5. Como identificar sites falsos?

    Para identificar sites falsos, verifique se o URL começa com “https://” e se há um cadeado ao lado do endereço, indicativo de segurança; desconfie de URLs estranhas ou com erros de digitação. 

    Sites falsos geralmente têm aparência malfeita, com imagens de baixa qualidade e muitos erros de português. Nunca forneça dados pessoais ou financeiros em sites desconhecidos e prefira domínios conhecidos, como “.com.br” ou “.gov.br”, para evitar fraudes.

    Leia também: Como se proteger do golpe do site falso do FGTS?

    Redação Mercantil 55 artigos publicados

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      + Para Você
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        +Segurança
        +Segurança
        +Segurança
        +Segurança
        +Segurança
        +Segurança

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042