Blog

Com o passar dos anos, é natural que nosso corpo e mente passem por transformações. Por isso, é muito importante ter cuidados voltados a saúde física e mental. 

A partir dos 60 anos, é comum que os idosos precisem de atenção redobrada! No artigo de hoje, vamos falar sobre exercícios cognitivos para idosos e muito mais. Boa leitura!

6 tipos de exercícios cognitivos para idosos

1. Leitura

A prática regular de leitura, seja de livros, jornais ou revistas, estimula a inteligência e as habilidades cognitivas. Além disso, treina o foco, a compreensão e a organização de informações. 

Até mesmo a leitura diária de algumas páginas pode fazer toda a diferença para a mente do idoso.

2. Jogos de raciocínio

Atividades como caça-palavras, palavras-cruzadas, quebra-cabeças, dominó e xadrez são indicadas. Elas desafiam o raciocínio lógico, a memória e a criatividade, contribuindo para a melhoria do desempenho cognitivo.

Leia também: jogos que ajudam os idosos a exercitarem a mente!

3. Atividades artísticas

Exercícios como desenhar, pintar e fazer esculturas estimulam a criatividade, proporcionam prazer e ajudam os idosos a se aproximarem da arte. 

Criar algo novo pode se tornar uma ótima forma de entretenimento, satisfação e estímulo mental.

4. Ouvir música

Ouvir músicas ativa diversas conexões cerebrais, estimulando a cognição da mente idosa. 

Ao relembrar momentos e emoções associadas a determinadas canções, os idosos têm sua memória e concentração exercitadas.

5. Atividades em grupo

Dinâmicas de grupo, como leituras, jogos e atividades de lazer coletivas. Elas não apenas estimulam o desenvolvimento cognitivo, mas promovem a socialização e a conexão com outros idosos.

6. Restauração de objetos

A restauração de móveis, objetos antigos e itens de memória afetiva mantém o cérebro entretido e produtivo. Você exercita a criatividade, a concentração e a coordenação motora.

Leia mais: os benefícios de adotar um pet na aposentadoria.

Quais benefícios dos exercícios cognitivos para idosos?

  • Melhoria na memória: as atividades mentais estimulam a formação de novas conexões neurais, fortalecendo a capacidade de armazenar e recuperar informações.
  • Aumento da atenção e concentração: os desafios propostos pelos exercícios cognitivos ajudam a atenção e a capacidade de se concentrar.
  • Aprimoramento do raciocínio lógico: jogos, quebra-cabeças e outras atividades que exigem resolução de problemas contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
  • Estímulo à criatividade: atividades artísticas e de restauração de objetos antigos promovem a expressão criativa e a abertura mental.
  • Melhoria na qualidade de vida: os idosos tornam-se mais independentes, ativos e engajados em suas atividades diárias, elevando sua qualidade de vida.

A Sandrinha te dá ainda mais dicas no neste vídeo super especial:

Cuidados com a saúde 

Embora os exercícios cognitivos sejam fundamentais para a manutenção da saúde mental dos idosos, é importante cuidar do corpo também!

Atividades físicas de baixo impacto, como caminhadas, exercícios de equilíbrio e fortalecimento muscular, podem trazer muitos benefícios para a saúde. 

Por último, é sempre bom lembrar das vacinas mais importantes para as pessoas idosas!

Redação Mercantil 343 artigos publicados

Compartilhar
Navegue pelo sumário
    Navegue pelo sumário

      Também pode te interessar

      Vida 50+
      Vida 50+
      Vida 50+
      Vida 50+
      Vida 50+
      Vida 50+
      Simular empréstimo

      Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
      Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042