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    Com o passar dos anos, é natural que nosso corpo e mente passem por transformações, tornando-se cada vez mais essenciais os cuidados voltados a saúde física e mental, especialmente na terceira idade. 

    A partir dos 60 anos, é comum que os idosos precisem de atenção redobrada para garantir a integridade de sua saúde e qualidade de vida.

    No artigo de hoje, vamos falar sobre exercícios cognitivos para idosos e muito mais. Boa leitura!

    6 tipos de exercícios cognitivos para idosos

    Existem diversas atividades simples e acessíveis que podem ser incorporadas à rotina dos idosos, com o intuito de exercitar e estimular suas habilidades mentais. 

    Algumas das opções mais eficazes você conhece a seguir.

    1. Leitura

    A prática regular de leitura, seja de livros, jornais ou revistas, estimula a inteligência e as habilidades cognitivas, além de treinar o foco, a compreensão e a organização de informações. 

    Até mesmo a leitura diária de algumas páginas pode fazer toda a diferença para a mente do idoso.

    2. Jogos de raciocínio

    Atividades como caça-palavras, palavras-cruzadas, quebra-cabeças, dominó e xadrez desafiam o raciocínio lógico, a memória e a criatividade, contribuindo para a melhoria do desempenho cognitivo.

    3. Atividades artísticas

    Exercícios como desenhar, pintar e fazer esculturas estimulam a criatividade, proporcionam prazer e ajudam os idosos a se aproximarem da arte. 

    Criar algo novo pode se tornar uma ótima forma de entretenimento, satisfação e estímulo mental.

    4. Ouvir música

    Ouvir músicas ativa diversas conexões cerebrais, estimulando a cognição da mente idosa. 

    Ao relembrar momentos e emoções associadas a determinadas canções, os idosos têm sua memória e concentração exercitadas.

    5. Atividades em grupo

    Dinâmicas de grupo, como leituras, jogos e atividades de lazer coletivas, não apenas estimulam o desenvolvimento cognitivo, mas também promovem a socialização e a conexão com outros idosos, aspectos essenciais para o bem-estar mental.

    6. Restauração de objetos

    A restauração de móveis, objetos antigos e itens de memória afetiva mantém o cérebro entretido e produtivo, exercitando a criatividade, a concentração e a coordenação motora.

    Leia mais: Os benefícios de adotar um pet na aposentadoria.

    Os benefícios dos exercícios cognitivos para idosos

    Ao incorporar exercícios cognitivos em sua rotina, os idosos podem desfrutar de diversos benefícios, entre eles:

    • Melhoria na memória: as atividades mentais estimulam a formação de novas conexões neurais, fortalecendo a capacidade de armazenar e recuperar informações.
    • Aumento da atenção e concentração: os desafios propostos pelos exercícios cognitivos ajudam a aprimorar a atenção e a capacidade de se concentrar em tarefas específicas.
    • Aprimoramento do raciocínio lógico: jogos, quebra-cabeças e outras atividades que exigem resolução de problemas contribuem para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
    • Estímulo à criatividade: atividades artísticas e de restauração de objetos antigos promovem a expressão criativa e a abertura mental.
    • Melhoria na qualidade de vida: ao manterem suas capacidades cognitivas em dia, os idosos tornam-se mais independentes, ativos e engajados em suas atividades diárias, elevando sua qualidade de vida.

    A Sandrinha te dá ainda mais dicas no neste vídeo super especial:

    Cuidados com a saúde 

    Embora os exercícios cognitivos sejam fundamentais para a manutenção da saúde mental dos idosos, é importante lembrar que o cuidado com o corpo também desempenha um papel importante no envelhecimento saudável. 

    Leia mais: quais as vacinas mais importantes para os idosos?

    Atividades físicas de baixo impacto, como caminhadas, exercícios de equilíbrio e fortalecimento muscular, podem trazer benefícios significativos para a saúde física e mental dos idosos. 

    Por último, é sempre bom lembrar da importância de beber água.

    Redação Mercantil 130 artigos publicados

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