Blog

    Viajar na aposentadoria é a realização de um sonho para muitos. É uma oportunidade de descobrir novos lugares, aprender sobre culturas diferentes e viver experiências incríveis, que muitas vezes são adiadas por falta de tempo. 

    No entanto, para que essas experiências sejam prazerosas e acessíveis, é fundamental um bom planejamento financeiro. Afinal, a aposentadoria é uma fase para se aproveitar, mas com cautela para que o orçamento não seja comprometido. 

    Pensando nisso, reunimos algumas dicas práticas para ajudar você a economizar e aproveitar ao máximo suas viagens. Vamos lá?

    1. Defina um valor máximo para gastos

    Para que qualquer viagem seja incrível, é necessário um pouco de trabalho antes de partir para a diversão. O primeiro passo é definir um orçamento! Isso te ajudará a tomar decisões mais conscientes. 

    Estabeleça um valor máximo que você pode investir na viagem, incluindo passagens, hospedagem, alimentação, transporte local e atividades. Faça o mesmo com os gastos diários, reservando também uma quantia para imprevistos. 

    2. Pesquise e compare

    Use sites de busca para comparar preços e encontrar as melhores ofertas de passagens aéreas, ônibus, hospedagem e atividades. Uma dica é configurar alertas de preços no seu navegador e celular para ser notificado quando surgir promoções e descontos.

    As milhas áreas, programas de pontos e de fidelidade de cartões de crédito podem ser aliadas na economia. Verifique se é possível fazer trocas por passagens ou hospedagem e descontos. 

    Aproveite e conheça o Programa de Pontos Sempre Mais Mercantil!

    3. Seja flexível com as datas

    Ser flexível com as datas da viagem pode fazer uma grande diferença no custo. Evite viajar durante a alta temporada, como feriados, verão e férias escolares, quando os preços são mais altos. 

    Viajar em períodos de baixa temporada, como em maio ou setembro, pode resultar em economias significativas em passagens e hospedagem.

    4. Considere opções de hospedagens alternativas

    Explore opções como hostels, albergues e casas de família. Os valores costumam ser  mais baratos do que hotéis e oferecem a oportunidade de conhecer outros viajantes e locais. 

    Se for viajar em grupo, considere também a opção de alugar apartamentos. Eles são mais econômicos, oferecem mais espaço e liberdade, fazendo você se sentir em casa e economizar na alimentação. 

    5. Cozinhe suas próprias refeições

    Não precisa evitar comer em restaurantes legais que servem comidas típicas da região, mas fazer todas as refeições fora pode comprometer boa parte do seu orçamento. 

    Escolha algumas refeições para os restaurantes e outras para economizar. Se o lugar onde você se hospedou permitir, prepare suas próprias refeições. 

    Aproveite a oportunidade para conhecer mercados locais e comprar alimentos frescos. Esta é uma forma autêntica e econômica de conhecer a culinária local. Além disso, cozinhar pode ser uma atividade divertida e parte da experiência de viagem.

    6. Economize com o transporte 

    Andar em um lugar desconhecido pode ser difícil, por isso muitas vezes usamos aplicativos de transporte ou táxis para nos locomover. Mas essas formas de transporte podem ser caras demais. 

    Pesquise e utilize o transporte público local, como ônibus, metrô e trem. É uma forma econômica e prática de se locomover nas cidades. Muitos destinos turísticos possuem redes de transporte público eficientes e seguras, que permitem fácil acesso às principais atrações.

    Explorar os destinos a pé ou de bicicleta é uma excelente forma de descobrir lugares escondidos e ter uma experiência mais íntima do local. Assim você pode descobrir lugares que não estão nos roteiros turísticos. 

    7. Encontre atrações gratuitas

    Cidades turísticas costumam ter diversas atrações gratuitas Faça pesquisas por museus, parques e praças que oferecem entrada gratuita nos destinos que você pretende visitar. Além do visitar o espaço, muitos desses locais costumam ter programação cultural. 

    Muitas vezes também é possível encontrar passeios gratuitos ou mais acessíveis conversando com os moradores locais. 

    8. Aproveite os descontos para aposentados

    Aproveite os descontos oferecidos para aposentados em diversas atrações turísticas, restaurantes e transportes. Muitos lugares oferecem tarifas reduzidas para pessoas acima de uma certa idade. Basta apresentar um documento de identificação para usufruir desses benefícios.

    Leia também: Como solicitar a Carteira do Idoso para ter descontos exclusivos?

    9. Viagens mais longas

    Considere viagens mais longas e com menos deslocamentos. Isso pode ajudar a reduzir os custos com transporte e hospedagem, já que estadias prolongadas geralmente oferecem descontos. Além disso, passar mais tempo em um único lugar permite uma imersão maior na cultura local.

    10. Anote seus gastos durante a viagem 

    Lembre-se de acompanhar seus gastos diários durante a viagem, assim garante que nada vai sair do que você definiu no orçamento. Pode ser em um caderninho, num aplicativo de controle financeiro ou da forma que você achar mais simples.

    Com um pouco de planejamento e criatividade, você pode realizar viagens incríveis na aposentadoria sem comprometer seu orçamento. Lembre-se: a melhor viagem é aquela que você pode pagar e aproveitar ao máximo!

    Redação Mercantil 55 artigos publicados

    Compartilhar
    Navegue pelo sumário
      Recentes
      + Para Você
      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        Vida 50+
        Vida 50+
        Vida 50+
        Vida 50+
        Vida 50+
        Vida 50+

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042