Conforme envelhecemos, é natural que a mobilidade, equilíbrio e visão comecem a mudar, o que pode fazer com que a nossa casa, antes tão familiar, apresente alguns riscos.
Com algumas adaptações básicas, é possível transformar sua casa em um espaço seguro e acessível para pessoas idosas. Confira 10 dicas de como fazer essas adaptações, boa leitura!
Um dos primeiros passos na adaptação da casa é garantir uma iluminação adequada. Para evitar possíveis quedas, evite os ambientes escuros.
Invista em lâmpadas de maior luminosidade, posicione interruptores em locais de fácil acesso e considere instalar sensores de movimento para acender automaticamente as luzes.
A acessibilidade dentro do lar é essencial para a segurança dos idosos.
O banheiro é um dos cômodos mais propensos a acidentes para os idosos, devido aos pisos escorregadios e o mobiliário inadequado. Para deixar o banheiro mais seguro, invista em barras de apoio ao redor do vaso sanitário, box de banho e pia.
Substitua o piso por um revestimento antiderrapante e considere a instalação de um assento elevado no vaso. Evite espelhos em excesso, que podem causar desorientação em casos de Alzheimer, e prefira torneiras com acionamento do tipo alavanca.
Leia também: o que diz a Lei do Estatuto do Idoso?
As escadas e áreas externas da casa também requerem atenção especial. Para minimizar o risco de quedas, instale corrimãos firmes em ambos os lados das escadas, além de fitas antiderrapantes nos degraus.
Caso seja possível, substitua as escadas por rampas com inclinação suave e superfície antiderrapante. No quintal ou jardim, cuide para que o piso esteja nivelado para diminuir o risco de quedas.
O quarto do idoso deve ser um espaço de descanso e tranquilidade. Certifique-se de que a cama tenha uma altura adequada, permitindo que ele sente e levante-se com facilidade.
Organize os objetos pessoais em locais de fácil alcance, evitando a necessidade de subir em bancos ou escadinhas. Instale iluminação adicional próxima à cama, como abajures com interruptores de fácil acesso.
A cozinha requer atenção especial, pois é um ambiente com diversos riscos, como queimaduras e cortes. Algumas dicas para adaptar a cozinha para a segurança das pessoas idosas são:
A tecnologia pode ser um aliado na adaptação da casa para os idosos. Sistemas de automação residencial, como controle de iluminação, temperatura e segurança, podem ser configurados para facilitar o dia a dia.
Dispositivos como sensores de movimento e alarmes médicos também ajudam a monitorar a segurança do idoso, enviando alertas em caso de emergência.
O convívio social é muito importante para pessoas idosas. Ambientes de lazer, como salas de estar e varandas, também devem ser adaptados para garantir a segurança e o conforto dos idosos.
Mantenha esses espaços livres de obstáculos, com móveis firmes e estáveis. Considere a instalação de rampas ou elevadores de escada para facilitar o acesso a diferentes níveis da casa.
As quedas são uma das principais causas de hospitalização e lesões graves entre os idosos. Portanto, é fundamental adotar medidas preventivas em toda a casa.
Além das adaptações já mencionadas, invista em pisos antiderrapantes, corrimãos em escadas e barras de apoio em locais estratégicos.
Mantenha a casa bem iluminada e livre de obstáculos que possam causar tropeços.
Gostou das nossas dicas? Leia também: exercícios cognitivos para idosos!
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042