O fator previdenciário é um conceito importante para quem está planejando a aposentadoria pelo INSS. Com ele, o valor do benefício a ser pago é calculado e ajustado com base em diversos aspectos da vida laboral do trabalhador.
Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona o fator previdenciário, como ele é calculado e muito mais. Boa leitura!
O fator previdenciário foi instituído pela Lei 9.876, em 1999, como medida para equilibrar as contas da Previdência Social do INSS. Sua principal função é incentivar os trabalhadores a permanecerem ativos no mercado de trabalho por mais tempo.
O cálculo é feito com base em três componentes principais: a idade do segurado, o tempo de contribuição e a expectativa de vida na data da aposentadoria.
A criação do fator previdenciário visou:
O cálculo do fator previdenciário é complexo e envolve uma fórmula matemática a seguir:
Leia também: como calcular minha aposentadoria do INSS?
O fator previdenciário quase não é mais aplicado. A exceção são os segurados que escolham usar o direito adquirido e pedir uma aposentadoria por tempo de contribuição. Outro caso são os que entram com pedágio de 50%.
O fator previdenciário pode ter um impacto significativo no valor da aposentadoria. Quanto mais cedo o trabalhador se aposentar, maior será a possibilidade de redução no valor do benefício.
Por outro lado, se a aposentadoria ocorrer em idade avançada, o fator pode resultar em um aumento do valor.
As mulheres, em geral, tendem a receber aposentadorias menores do que os homens. Isso ocorre devido a diversos fatores, como:
Essas diferenças são mais acentuadas pelo fator previdenciário, que leva em consideração a expectativa de vida.
A Reforma da Previdência, aprovada em 2019, trouxe mudanças significativas em relação ao fator previdenciário. A partir dela, novas regras foram estabelecidas:
Para aqueles que já estavam próximos da aposentadoria antes da reforma, foram criadas regras de transição.
Essas regras permitem que os segurados mantenham algumas das condições anteriores, mas ainda assim estão sujeitas ao fator previdenciário.
Leia todas as regras atualizadas para a aposentadoria!
Quanto maior o tempo de contribuição e a idade da pessoa, maior o fator previdenciário. Nesses casos, a aposentadoria será com um valor maior.
A exclusão do fator previdenciário ocorre quando o segurado pede a revisão do seu benefício. Isso pode ser solicitado diretamente ao INSS ou por ação judicial.
Para calcular o valor do fator previdenciário, é preciso usar a fórmula que ensinamos acima.
Você pode calcular o valor previdenciário com o cálculo que ensinamos neste conteúdo.
Gostou do conteúdo? Leia também: como saber quando vou me aposentar?
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042