Quando o assunto é dívida, todo mundo tem uma história para contar. Isso porque, no Brasil, o número de famílias com dívidas cresce a cada mês. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 30% das famílias estão endividadas em julho de 2025.
Diante desse cenário, as pessoas se perguntam qual é a melhor forma de sair do vermelho. Surge então a opção de fazer um empréstimo para quitar dívidas. Mas essa estratégia vale realmente a pena? Continue a leitura e entenda!
Um empréstimo vale a pena quando o valor das tarifas dele são menores que o valor dos juros das contas em atraso.
Existem fatores que tornam essa matemática ainda mais favorável para você. Geralmente, empréstimos têm condições facilitadas, como tarifas reduzidas para certos tipos de pessoas, como os aposentados e pensionistas do INSS.
A melhor ação aqui é manter a calma e fazer uma análise comparativa. Por mais ansioso que você esteja, pesquise as condições de empréstimo antes de contratar.
Leia também: como tirar ou reduzir os juros de uma dívida?
Antes de pedir um empréstimo, você precisa tomar alguns cuidados para não se prejudicar.
O primeiro passo é juntar o máximo de informações possíveis sobre a instituição de sua escolha. Seja o banco, financeira ou cooperativa de crédito: quanto mais informações tiver, menos chances de sofrer uma fraude.
Em seguida, analise se o empréstimo faz sentido para você. Se o critério for a urgência das suas dívidas ou a necessidade de limpar seu nome, então pode seguir em frente despreocupado.
Outro ponto importante é não tomar apenas o valor das parcelas como fator de decisão. Lembre-se de incluir o valor dos juros para ter um resultado preciso.
João Paulo decide pegar um empréstimo para quitar suas dívidas. A instituição financeira de sua escolha oferece um pacote com parcelas de R$ 1.000 ao mês. Porém, em cima desse valor, entram juros de 3%.
Na prática, o empréstimo de João Paulo tem as seguintes características:
Com esses valores em mãos, João Paulo tem um poder de decisão detalhado. Agora, ele pode calcular se o empréstimo vale a pena, comparando com sua condição financeira atual.
Agora que você já decidiu pedir um empréstimo para quitar dívidas, conheça alguns pontos importantes para conversar com seu banco. Anota aí!
Quando se fala de juros de empréstimos, existem dois tipos importantes: os juros nominais e os juros efetivos.
A taxa de juros nominais representa um fragmento do seu financiamento, normalmente calculado de forma anual. Já a taxa de juros efetivos está conectada com o tempo total do financiamento.
Por isso, o valor dos juros nominais costuma ser mais baixo que os juros efetivos. Ao considerar um empréstimo, certifique-se de que você está tomando sua decisão baseando-se no Custo Efetivo Total (CET) da operação.
Se o seu nome estiver negativado, é possível que algumas instituições financeiras não concedam o empréstimo. Faça uma boa pesquisa filtrando bancos e outras organizações que ofereçam esse tipo de serviço.
Outra dica para quem está com o nome sujo é organizar as suas dívidas, calcular as dívidas e negociar descontos nos valores. Desse modo, o empréstimo se torna a melhor solução!
Uma das principais perguntas a fazer sobre empréstimos é sobre o tempo do endividamento. O débito será dividido em quantas parcelas? Essas parcelas representam quantos anos da sua vida? Nesse caso, tempo é literalmente dinheiro.
Por isso, tente fazer uma projeção de como a sua vida estará durante o período do parcelamento. Você estará empregado nos próximos anos? Existem fatores externos que atrapalham sua saúde financeira? O planejamento financeiro é muito mais eficaz quanto tem o tempo como elemento central.
Mas um bom planejamento financeiro não é composto apenas de tempo. Para fugir de endividamentos futuros, você precisa mudar alguns dos seus hábitos financeiros.
Procure desenvolver educação financeira dentro da sua casa. Assista vídeos, leia livros, converse com especialistas. Gastar menos do que você ganha pode parecer óbvio, mas, na prática, nem sempre é tão fácil. Por isso, não se envergonhe de pedir ajuda.
Outra sugestão é reduzir os gastos excessivos e economizar em bens de consumo, como na conta de água e energia elétrica. Reduzir esses valores pode ajudar você e a sua família a sair do pesadelo das dívidas.
Além da opção de pedir um empréstimo, você também pode quitar suas dívidas ao antecipar o saque do FGTS. No Mercantil, você pode antecipar até 10 parcelas do FGTS a qualquer momento do ano.
O empréstimo do saque-aniversário pode contratar totalmente online, via WhatsApp, com a menor taxa do mercado. E o melhor: você não precisa se preocupar em pagar nenhuma parcela desse empréstimo.
O repasse é feito diretamente ao Banco Mercantil pela Caixa Econômica Federal. Dessa forma, você pode quitar suas dívidas e ganhar fôlego para se reerguer financeiramente.
Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042