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Antes de contratar um empréstimo consignado, você precisa desbloquear o acesso ao benefício do INSS usando o Aplicativo Meu INSS. Continue a leitura e confira o passo a passo completo!

Como desbloquear empréstimo no INSS pelo aplicativo?​

  1. Abra o aplicativo Meu INSS
  2. Faça login com o CPF e senha do titular
  3. Acesse o menu principal no canto esquerdo do aplicativo


  4. Clique em “Atualização de Benefício” e em “Empréstimo Consignado”


  5. Selecione a opção “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”


  6. Confira as suas informações e clique em “Avançar”

  7. Você será redirecionado para o reconhecimento facial. Leia atentamente as recomendações e clique em “Avançar”
  8. Em “Permitir que Meu INSS tire fotos e grave vídeos”, clique em “Permitir”
  9. A câmera do celular será ativada. Posicione o rosto corretamente e aguarde a validação.
  10. Pronto! A sua solicitação foi concluída e seu benefício desbloqueado para contratação ou portabilidade de consignado.

Prefere conferir o tutorial em vídeo? É só apertar o play:

Qual prazo para desbloqueio do benefício INSS para empréstimo?​

Você pode desbloquear seu benefício do INSS para contratar um empréstimo consignado a qualquer momento. O mesmo vale para solicitações de portabilidade.

Quanto tempo leva para o INSS desbloquear um consignado?

Após concluir a solicitação, ela será analisada pelo INSS no prazo de 30 dias.

Como posso acompanhar o pedido?

Você pode acompanhar o andamento clicando em “Consultar Pedido” no Aplicativo Meu INSS ou acessando o seu Extrato de Empréstimo Consignado (Hiscon).

Em caso de dúvidas, entre em contato com o INSS pelo telefone 135.

O que significa “desbloqueio para empréstimo não permitido(a)! Benefício encontra-se bloqueado pela concessão”?

A mensagem “desbloqueio para empréstimo não permitido(a)! Benefício encontra-se bloqueado pela concessão” significa que o benefício previdenciário não pode ser desbloqueado para empréstimos consignados.

Isso acontece por um dos motivos abaixo:

  • Quando o benefício não é consignável e não pode ser usado como garantia para empréstimos;
  • Quando há impedimentos regulamentares;
  • Quando há impedimentos administrativos.

Quais documentos são solicitados durante o processo?

Os documentos devem ser do/a titular da aposentadoria ou pensão, ou da pessoa autorizada como representante legal do/a titular. São eles:

  • CPF do/a titular do benefício (obrigatório);
  • Caso você seja representante legal, é necessário um documento de identificação com foto, como RG, CNH ou Carteira de Trabalho;
  • Se houver tutela, curatela ou termo de guarda, também é necessário o documento correspondente.

Gostou do conteúdo? Entenda também como funciona a biometria no desbloqueio de consignado!

Redação Mercantil 227 artigos publicados

Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

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