Blog

Você pediu um empréstimo com garantia do FGTS, tudo parecia certo… mas o dinheiro não caiu na conta. E agora?
Calma! Isso pode acontecer por alguns motivos simples e, na maioria das vezes, tem solução.

Neste artigo, vamos te explicar o que pode estar acontecendo, como resolver e o que fazer se você contratou o empréstimo FGTS Mercantil e o valor ainda não apareceu na sua conta.

Principais motivos para o dinheiro não ter caído na conta

1. Dados bancários incorretos

Se você informou uma conta errada, diferente da sua titularidade ou de outro banco, o pagamento pode não ser concluído. Se você tiver conta no banco em que contratou o empréstimo, o dinheiro pode ter ido automaticamente para essa conta.

O que fazer: verifique se os dados bancários informados estão corretos. Caso estejam errados, entre em contato com o banco para corrigir. Verifique também sua conta poupança, caso tenha essa modalidade ativa. 

2. Contrato ainda em análise

Mesmo após a simulação, o contrato pode estar em fase de validação pelo banco ou pela Caixa Econômica, que administra o FGTS.

O que fazer: acompanhe o status do contrato pelo canal de contratação ou entre em contato com a central de atendimento da instituição financeira. 

3. Inconsistências nos dados do FGTS ou do Gov.br

Informações desatualizadas como nome, data de nascimento ou CPF podem atrasar a liberação do crédito.

O que fazer: acesse o site ou app Gov.br e o app FGTS para atualizar seus dados.

4. Saldo do FGTS bloqueado

Mesmo que você tenha saldo no FGTS, ele pode estar bloqueado por outro empréstimo, ação judicial ou pendência.

O que fazer: consulte o app FGTS e veja se há algum bloqueio. 

5. Problemas de sistema ou instabilidade

Sistemas como o da Caixa, do Gov.br ou do próprio banco podem apresentar lentidão, principalmente em dias de alto movimento.

O que fazer: aguarde 1 a 2 dias úteis e monitore o status da contratação. Persistindo o problema, entre em contato com o banco.

Empréstimo FGTS Mercantil não caiu na conta: o que fazer?

Se você contratou o empréstimo FGTS no Banco Mercantil e o valor não caiu, siga estas etapas:

  1. Primeiro, verifique se você realmente finalizou a contratação ou se optou pela pré-contratação (neste caso, entenda abaixo como proceder). 

Caso confirme que a contratação foi finalizada, siga para a próxima etapa. 

  1. Acesse o WhatsApp do Banco Mercantil e verifique o status da sua solicitação. 

Se estiver “Em andamento”, significa que a sua proposta ainda está em análise e é preciso aguardar. 

Se a proposta está “Aprovada”, mas você ainda  não recebeu o dinheiro, verifique se o valor está na sua conta poupança. 

  1. Entre em contato com a gente, se você já verificou todas as possibilidades e o prazo já passou.

📞 Telefone Mercantil: 0800 21 21 21 1
📱 WhatsApp: bm.b.br/mel (ou pelo telefone 0800 7070 398)

Fiz a pré-contratação e não recebi

Nesta operação, se não for possível fazer a liberação do empréstimo no mês da contratação, é feita a previsão do valor que é possível liberar para até os próximos três meses, podendo ser disponibilizado um valor a cada mês.

No momento da contratação são informados os detalhes da operação e é informada a data prevista para que ocorra o pagamento de cada mês, indicada como “Data prevista de pagamento”. Você pode conferir isso no seu histórico de conversa com a Mel pelo WhatsApp e pelo documento de “Detalhamento da Simulação” que também foi enviado por lá.

Como evitar problemas na próxima contratação?

  • Tenha uma conta ativa e de sua titularidade;
  • Confira todos os dados antes de confirmar o pedido;
  • Mantenha seus dados atualizados no app FGTS e no Gov.br;
  • Acompanhe o extrato do FGTS e verifique se há bloqueios;
  • Dê preferência para dias úteis e horários comerciais.

Fez o empréstimo FGTS e o dinheiro ainda não caiu na conta? Não precisa se preocupar logo de cara. Em muitos casos, o valor demora até 1 dia útil ou depende da correção de alguma informação.

Se você contratou com o Banco Mercantil e está com dificuldades, conte com nosso atendimento para resolver a situação com rapidez e segurança.

Perguntas frequentes (FAQ)

1. O que fazer se o empréstimo FGTS não caiu depois de 2 dias úteis?

Entre em contato com o banco para verificar se houve erro nos dados ou alguma pendência na liberação do crédito.

2. Posso usar conta de outra pessoa para receber o valor?

Não. O crédito do empréstimo só é feito em conta da mesma titularidade do cliente.

3. Como saber se o contrato foi aprovado no Mercantil?

Você pode acompanhar o andamento da solicitação pelo Whatsapp ou pela central de atendimento.

4. Preciso ir até uma agência?

Não é necessário pois tudo pode ser resolvido pelo Whatsapp ou telefone.

Redação Mercantil 287 artigos publicados

Compartilhar
Navegue pelo sumário
    Navegue pelo sumário

      Também pode te interessar

      FGTS
      FGTS
      FGTS
      FGTS
      FGTS
      FGTS Produtos
      Simular empréstimo

      Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
      Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042