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    Viajar para fora do país, seja a lazer ou a trabalho, é um objetivo comum entre os brasileiros. 

    No entanto, muitos ficam apreensivos sobre a possibilidade de obter um passaporte quando seu nome está com restrições nos órgãos de crédito ou com problemas na Receita Federal. A dúvida “quem tem nome sujo, pode tirar passaporte?” é frequente! Descubra a resposta neste artigo.

    Passaporte com nome sujo: é possível?

    Sim, é possível tirar o passaporte mesmo com o nome sujo. Esse direito é garantido pela Constituição Federal Brasileira. 

    Portanto, ter o nome negativado não é motivo para restringir o seu embarque, a menos que haja uma ordem judicial específica impedindo a emissão do documento.

    Leia também: como saber se existem restrições no seu CPF? 

    E como fica o visto para os negativados?

    Estar com o nome sujo, a princípio, não seria um motivo para ter o visto americano negado. Mas, é preciso comprovar que você tem condições de pagar sua viagem para os EUA. 

    4 situações que podem impedir a emissão do passaporte

    Apesar de o nome sujo não ser um impedimento, existem algumas situações específicas que podem barrar a emissão do passaporte brasileiro, tais como:

    1. Falta de documentos

    Caso o solicitante não apresente todos os documentos exigidos pela Polícia Federal, o pedido de passaporte poderá ser negado. Uma dica é reunir toda a documentação necessária antes de fazer o pedido. Isso inclui: 

    • documentos pessoais, como RG e CPF;
    • comprovantes de residência;
    • certidão de quitação do serviço militar. 

    2. Processos correndo na Justiça

    Se a pessoa estiver envolvida em um processo judicial que proíba sua saída do Brasil, o passaporte não poderá ser emitido.

    3. Ordem de prisão

    Indivíduos com ordem de prisão em aberto não terão seu passaporte emitido.

    4. Situação irregular com o serviço militar obrigatório

    Homens que não estiverem em dia com o serviço militar obrigatório poderão ter seu pedido de passaporte negado.

    É importante verificar a situação específica de cada caso antes de solicitar o passaporte, consultando a Polícia Federal ou outros órgãos competentes.

    Aproveite para ler também: como economizar viajando com milhas?

    Como consultar pedido de passaporte?

    Para verificar a situação do seu pedido de passaporte, você pode acessar o site da Polícia Federal e clicar na opção “Consultar Andamento”. 

    Nesse sistema, será possível acompanhar o andamento do processo e identificar se há algum impedimento para a emissão do documento.

    Além disso, caso você tenha dúvidas sobre a situação do seu passaporte, pode entrar em contato diretamente com a Polícia Federal para obter mais informações.

    Quanto tempo demora a emissão do documento?

    Após a solicitação, o prazo para a emissão do passaporte pode variar, mas leva geralmente de 6 a 10 dias úteis. É recomendável que você faça o pedido com antecedência.

    Se o seu passaporte for aprovado, você receberá uma mensagem. Essa mensagem dirá onde retirá-lo na Polícia Federal. Lembre-se de levar um documento de identificação e seu comprovante de pagamento da taxa de emissão. Gostou do nosso conteúdo? Conheça também o Programa VOA Brasil, que está liberando passagens áreas mais baratas para aposentados e estudantes do ProUni!

    Redação Mercantil 180 artigos publicados

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