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    Se você recebeu uma mensagem com o COD 81 ao acessar o Bolsa Família, é importante ficar atento. 

    O COD 81 no Bolsa Família indica que há alguma inconsistência nos dados cadastrais do beneficiário. Essa mensagem pode aparecer, por exemplo, quando o sistema detecta informações incorretas, incompletas ou desatualizadas no Cadastro Único (CadÚnico).

    Neste artigo, vamos explicar como resolver possíveis problemas relacionados a ele e como evitar problemas no pagamento do benefício. Boa leitura! 

    Principais motivos para o COD 81 aparecer

    O principal motivo para receber uma mensagem com o COD 81 são as Informações desatualizadas no Cadúnico

    Dados como endereço, renda ou composição familiar precisam ser atualizados. 

    Informações sobre a saúde dos membros da família também podem ser um motivo para o recebimento de notificações com esse código e também precisam ser mantidas em dia para evitar problemas. 

    Outro motivo pode ser o CPF irregular, quando algum membro da família pode estar com problemas na Receita Federal.

    Como corrigir o problema?

    Se você recebeu essa mensagem, veja os passos para regularizar sua situação:

    1. Verifique seus dados no Cadastro Único

    2. Atualize as informações

    • Confirme que os dados sobre renda, endereço e composição familiar estão corretos.
    • A atualização deve ser feita sempre que houver mudanças na família ou, no máximo, a cada dois anos.

    3. Regularize o CPF

    • Se o problema for com o CPF, consulte a situação cadastral no site da Receita Federal ou procure uma agência para corrigir eventuais irregularidades.

    4. Acompanhe a situação

    • Após atualizar os dados, continue verificando o status do benefício no aplicativo Meu CadÚnico ou Caixa Tem.

    O COD 81 no Bolsa Família é um alerta de que algo precisa ser corrigido no Cadastro Único. Embora seja temporário, o problema pode ser resolvido com a atualização das informações. 

    Se precisar de mais informações ou suporte, procure o CRAS mais próximo, acesse o site oficial do programa ou entre em contato com a Central de atendimento do Bolsa Família pelo telefone 0800 707 2003.

    Confira todos os números de telefone do Bolsa Família! 

    Dúvidas frequentes sobre o COD 81

    Posso continuar recebendo o Bolsa Família enquanto resolvo o COD 81?

    A mensagem com o código 81 é um aviso, e não significa que o benefício será bloqueado imediatamente. É preciso resolver a pendência o mais rápido possível para evitar o bloqueio. 

    Quanto mais tempo a família demorar para regularizar a situação, maior o risco de ter o benefício suspenso.

    Quanto tempo leva para regularizar?

    Após corrigir os dados, o sistema pode levar até 45 dias para processar as informações e liberar o benefício. Por isso é importante que as informações sejam mantidas atualizadas para evitar problemas com o recebimento do benefício. 

    Posso resolver pela internet?

    Algumas atualizações podem ser iniciadas pelo aplicativo Meu CadÚnico, mas a visita ao CRAS pode ser necessária dependendo do caso.

    Gostou do artigo? Saiba o que fazer caso o seu Bolsa Família esteja suspenso, bloqueado ou cancelado!

    Redação Mercantil 181 artigos publicados

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