Blog

    O salário-maternidade rural é um benefício assegurado às trabalhadoras do setor agrícola, garantindo o afastamento remunerado durante o período de gestação, parto, adoção ou guarda judicial para fins de adoção. 

    Neste artigo, vamos abordar todos os aspectos relacionados a esse benefício, desde quem tem direito até como solicitar. Acompanhe!

    O que é o Salário-Maternidade Rural?

    O salário-maternidade é um benefício concedido às trabalhadoras brasileiras, garantindo a licença remunerada durante o período de maternidade. 

    No caso das mulheres que atuam no setor rural, também é assegurado o direito a esse benefício, conhecido como salário-maternidade rural.

    Diferentemente das trabalhadoras urbanas, que comprovam o vínculo empregatício através da carteira assinada, as mulheres que se dedicam à agricultura familiar ou exercem atividades individuais são consideradas seguradas especiais pelo INSS. 

    Elas não precisam ter carteira assinada nem contribuir com a previdência para ter acesso ao benefício, porém é necessário comprovar o exercício da atividade rural.

    Quem tem direito ao Salário-Maternidade Rural?

    Para ter direito ao salário-maternidade rural, é necessário preencher alguns requisitos:

    • Comprovar o exercício de atividade rural nos 10 meses anteriores ao parto;
    • Ter se afastado da atividade por motivo de nascimento do filho, adoção, guarda judicial para fins de adoção ou aborto não criminoso.

    É importante ressaltar que o salário-maternidade rural também pode ser concedido a homens em casos de adoção ou guarda para fins de adoção. 

    Além disso, em casos de aborto espontâneo ou em decorrência de estupro, o benefício será pago por um período de 14 dias, mediante comprovação médica.

    Valor e Duração do Salário-Maternidade Rural

    O valor do salário-maternidade rural é equivalente a um salário mínimo nacional, que atualmente corresponde a R$1.412,00 em 2024. 

    Esse valor será pago em parcelas, de acordo com a duração do benefício.

    Em casos de parto, adoção ou guarda judicial para fins de adoção, a duração do salário-maternidade rural é de 120 dias. Já em casos de aborto espontâneo, o benefício terá duração de 14 dias.

    Como solicitar o Salário-Maternidade Rural?

    Para solicitar o salário-maternidade rural, não é necessário comparecer pessoalmente a uma agência do INSS. O pedido pode ser feito pela central de atendimento, através do telefone 135, pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.

    O processo de solicitação pode levar cerca de 45 dias corridos para ser processado. Caso necessite de suporte para realizar a solicitação ou reunir os documentos necessários, é recomendado buscar a ajuda de advogados previdenciários ou sindicatos rurais.

    Passo a Passo para Requerer o Salário-Maternidade Rural pelo Site

    • Faça o login da sua conta Gov.br;
    • Clique em “Novo Pedido”, em seguida, “Salário-maternidade” e então “Salário-maternidade rural”;
    • Atualize os dados de contato, se necessário;
    • Se já tiver a certidão de nascimento da criança, insira os dados;
    • Preencha os dados do requerente;
    • Responda às perguntas sobre a situação de trabalho e nascimento da criança;
    • Anexe os documentos solicitados, como CPF, certidão de nascimento da criança, atestado médico específico para gestante (se necessário), termo de guarda (se for o caso de adoção) e novas certidões de nascimento (em casos de adoção);
    • Selecione a agência do INSS mais próxima;
    • Envie o requerimento e preencha a autodeclaração rural.

    Documentos Necessários para Requerer o Salário-Maternidade Rural

    • Antes de fazer o requerimento do salário-maternidade rural, é importante ter em mãos os seguintes documentos:
    • Número do CPF;
    • Certidão de nascimento da criança (se houver);
    • Atestado médico específico para gestante (se necessário);
    • Termo de guarda (em casos de adoção);
    • Novas certidões de nascimento (em casos de adoção);
    • Documentos pessoais do procurador ou representante legal, caso a solicitação seja feita por terceiros.

    Vem ver o resumo

    O salário-maternidade rural é um benefício essencial para as trabalhadoras do setor agrícola, garantindo o afastamento remunerado durante o período de maternidade. 

    Para solicitar esse benefício, é necessário comprovar o exercício da atividade rural e seguir os procedimentos de solicitação estabelecidos pelo INSS.

    Não deixe de buscar orientações e suporte jurídico caso tenha dúvidas ou encontre dificuldades no processo de solicitação do salário-maternidade rural. Garanta seus direitos e aproveite esse período especial da maternidade com tranquilidade e segurança.

    Para estar sempre por dentro, conecte-se conosco nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook, inscreva-se no YouTube, siga-nos no Instagram e Linkedin para receber informações sobre as soluções financeiras do Banco Mercantil. Te esperamos lá!

    Redação Mercantil

    247 artigos publicados

    Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

    Compartilhar

    Navegue pelo sumário

      Recentes

      Aposentadoria

      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        + Para Você

        + Para Você

        + Para Você

        + Para Você

        + Para Você

        + Para Você

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Rua Rio de Janeiro, 680 - Centro, Belo Horizonte/MG - CEP 30160-912