No dia 28 de janeiro, convidamos você a parar um pouco para pensar sobre a segurança das suas informações. Para quem é cliente do Mercantil, essa não é só uma data no calendário, é a nossa tranquilidade que está em jogo.
A gente sabe que você confia seus dados ao banco, e nós levamos isso muito a sério.
Proteção de dados na prática é garantir que seu nome, seu CPF e seu suado dinheirinho fiquem longe de mãos erradas.
Você já deve ter ouvido falar da LGPD, não é mesmo?
Para simplificar: é uma lei que regulamente como as empresas devem cuidar das suas informações.
No Mercantil, a gente faz o seguinte:
Sabe aquele medo de atender o telefone e ser um golpista se passando pelo banco? Para te proteger disso, o Mercantil criou a Chamada Segura.
Funciona assim: quando você recebe uma ligação e abre o nosso aplicativo, ele identifica na hora se quem está falando com você é realmente alguém do banco ou um estranho.
Se for um perigo: o aplicativo mostra um alerta vermelho e trava todas as movimentações de dinheiro. Isso serve para impedir que alguém te induza a fazer um Pix ou um empréstimo enquanto te enrola na linha.
Se o aviso de risco aparecer, não tente “dar um jeitinho” de liberar o sistema: desligue o telefone na hora, porque é só assim que você corta o contato com o golpista e mantém seu dinheiro salvo.
Segurança é como porta de casa: o banco coloca a tranca, mas você também precisa conferir se fechou o portão. Veja o que você pode fazer:
Golpistas podem usar seu CPF ou telefone para se fingirem de funcionários do banco. Com isso, eles tentam te convencer a fazer transferências ou até pegam empréstimos no seu nome, deixando a dívida para você pagar.
Fique de olho se começarem a aparecer cobranças que você não fez ou se o seu celular começar a receber ligações estranhas de cobrança. Uma dica de ouro é consultar o Registrato, um site gratuito do Banco Central onde você vê todas as contas e dívidas que estão no seu nome.
Primeiro, troque todas as suas senhas de banco e e-mail imediatamente. Depois, avise o Mercantil sobre o que aconteceu. Também é muito importante fazer um Boletim de Ocorrência (B.O.) pela internet para você se proteger legalmente.
Não passe seu CPF em qualquer site de sorteio ou para ganhar descontos em lojas que você não conhece. No site do Serasa ou do SPC, você consegue acompanhar se alguém consultou seu nome recentemente.
Sim! Existe uma ferramenta do Banco Central chamada “BC Protege+“. Você entra com sua conta do Governo (Gov.br), procura essa opção e ativa a proteção. Isso trava a abertura de novas contas no seu CPF. Se você precisar abrir uma conta de verdade depois, é só ir lá e desbloquear seu CPF rapidinho.
No Mercantil, a gente quer que você durma tranquilo, sabendo que estamos vigiando tudo por aqui.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042