Se você recebeu uma mensagem de texto (SMS) ou ligação informando sobre compra suspeitas feitas em seu nome, cuidado! Você pode estar sendo vítima do “golpe do 0800”, também conhecido como o “golpe da falsa central de atendimento”.
Saiba como identificar essa fraude, como denunciar e se proteger!
No golpe do 0800, a vítima recebe o contato de criminosos se passando por funcionários de instituições bancárias. Por meio de mensagens de texto ou ligações, eles solicitam uma confirmação sobre compras ou transferências suspeitas de alto valor.
Confira um exemplo de mensagem enviada pelos golpistas:
Essa é uma central falsa, na qual eles induzem as pessoas a fornecerem informações confidenciais, como CPF, endereço e dados de cartão de crédito, ou realizar transações financeiras.
Saiba mais sobre os golpes telefônicos e como se proteger!
Sim, é possível! Você pode usar um dos sites abaixo, criados pela Anatel:
Também é recomendável conferir se o telefone indicado é o mesmo que consta no site oficial do seu banco. Confira os canais oficiais de atendimento do Banco Mercantil!
De forma geral, os bancos não ligam para os clientes pedindo senhas e outros dados sensíveis. Fique atento!
Se você caiu no golpe do 0800 ou da falsa central de atendimento, é muito importante que registre um Boletim de Ocorrência. Isso pode ser feito na delegacia mais próxima ou pela internet, no site da Polícia Civil do seu estado.
Depois, informe o ocorrido ao seu banco e registre uma denúncia na Anatel.
A melhor forma de se proteger contra o golpe do 0800 é desconfiar de qualquer contato inesperado, seja por mensagem ou ligação telefônica, feita em nome de um banco.
Algumas orientações importantes:
Agora que você sabe dessa modalidade de golpe, aprenda como proteger seus dados financeiros!
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042