O Brasil está ficando mais velho. O último Censo do IBGE, divulgado em 2022, mostra que a população está envelhecendo rapidamente. Isso acontece porque as pessoas estão tendo menos filhos e vivendo mais.
Mas, como isso afeta o planejamento da aposentadoria? Vamos entender melhor.
Segundo as projeções populacionais mais recentes do IBGE, o Brasil está prestes a vivenciar uma transformação demográfica. A instituição estima que em 2041, o crescimento populacional do país chegará ao seu ápice, atingindo um total de 220.425.299 habitantes.
A partir desse marco, a população brasileira deverá iniciar um declínio gradual.
Fonte: IBGE — Projeção da população do Brasil e Unidades da Federação por sexo e idade (2000-2070)
Algumas coisas importantes estão acontecendo com a população brasileira:
Essas mudanças têm impacto direto no sistema de aposentadoria e em setores como saúde e trabalho. Isso porque, com menos jovens e mais idosos, possivelmente o governo terá mais dificuldade em pagar as aposentadorias.
Com menos pessoas trabalhando e mais aposentados, o governo arrecada menos e gasta mais. Além disso, a expectativa de vida aumentou e as pessoas estão vivendo mais tempo após se aposentar, o que também aumenta os custos.
Para lidar com o envelhecimento da população, foram feitas reformas da previdência, como a de 2019, que aumentou a idade mínima para se aposentar.
No futuro, podem acontecer mudanças, como novas regras de aposentadoria para o bom funcionamento do sistema. Uma dica é pensar em alternativas antes de dar entrada na sua aposentadoria do INSS, como investir em previdência privada.
Além da aposentadoria, o envelhecimento afeta outras áreas:
Essas mudanças podem desacelerar o crescimento econômico do país. No entanto, com investimentos em educação e tecnologia, o Brasil pode encontrar formas de continuar crescendo.
Para reduzir os impactos do envelhecimento da população, várias ações são necessárias, entre elas:
A educação financeira, focada no planejamento de longo prazo, ajuda as pessoas a se prepararem melhor para a aposentadoria. Isso inclui:
Com a pressão sobre o sistema de previdência pública, é preciso incentivar e expandir a previdência privada. Isso pode incluir:
Muitas vezes, pessoas idosas enfrentam dificuldades em acessar crédito devido à sua idade ou à falta de renda estável. Por isso, indicamos os produtos mais adequados para esse público, como os empréstimos com desconto em folha ou com base em ativos.
Os custos com saúde tendem a aumentar à medida que as pessoas envelhecem. Com isso, os seguros de saúde e de cuidados de longo prazo ajudam a cobrir essas despesas.
Outra solução para reduzir os impactos do envelhecimento na aposentadoria é a promoção de inclusão financeira para pessoas idosas.
Entre as ações, que inclusive são foco aqui no Banco Mercantil, destacamos:
Conheça 4 projetos para o público 50+ apoiados pelo Mercantil!
O envelhecimento da população é uma realidade que vai trazer desafios e oportunidades. Para garantir uma boa qualidade de vida às pessoas idosas, precisamos nos preparar agora.
E você também pode fazer a sua parte! Continue acompanhando nosso blog para aprender mais e saber como planejar a sua aposentadoria com tranquilidade.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042