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    O Sistema de Valores a Receber está com as consultas e resgates liberados. Você tem até o dia 16 de outubro de 2024 para resgatar o dinheiro esquecido em bancos, consórcios ou outras instituições financeiras.

    Os valores a receber podem ser provenientes de planos econômicos, impostos, benefícios sociais ou trabalhistas, entre outros. Continue a leitura para entender como funciona esse processo e como solicitá-lo. 

    O que é Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central?

    O Banco Central do Brasil lançou, em 2022, o Sistema de Valores a Receber (SVR), um serviço que permite consultar se uma pessoa tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição. 

    Essa consulta pode ser feita para pessoas físicas ou empresas. Também é possível ver se uma pessoa falecida tem algum valor disponível. 

    Segundo o Bacen, há cerca de R$ 8,56 bilhões de reais a serem devolvidos, mas muitas pessoas não sabem que têm esse direito. 

    Como saber se tenho dinheiro esquecido?

    Para verificar se você tem dinheiro esquecido no Banco Central, siga os passos:

    1. Acesse o site https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber;
    2. Clique no botão “Consulte valores a receber”;
    3. Informe o seu CPF e data de nascimento, ou CNPJ e data de abertura da empresa;


    4. O sistema informará se você tem ou não dinheiro a receber e qual a data e o período para solicitar o resgate.


    5. Clicando em “Acessar o SVR” você será redirecionado para sua conta gov.br. Lá, basta fazer seu login e buscar pela opção de dinheiro esquecido.

    Leia também: Guia de Investimentos para Iniciantes do Banco Mercantil

    Como resgatar o dinheiro que está no meu CPF?

    Para fazer o saque do dinheiro esquecido, você precisará seguir os passos:

    1. Acesse o site https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico;
    2. Preencha com seu CPF e data de nascimento;
    3. Clique em “Consultar”;
    4. Clique em “Acessar o SVR”;
    5. Faça login na sua conta do gov.br (nível prata ou ouro);
    6. Selecione “Meus valores a receber” para resgatar o dinheiro esquecido no seu CPF. Você também pode consultar “Valores para pessoas falecidas” ou “Valores para empresas encerradas”;

      Print da tela do Sistema de Valores a Receber, onde a pessoa pode resgatar dinheiro esquecido em bancos e outras instituições financeiras
    7. Confira os valores disponíveis e clique em “Solicitar o valor” para fazer o resgate;

      Print Sistema de Valores a Receber
    8. Pronto! Agora basta selecionar em qual chave Pix você deseja receber os valores.

    O prazo para receber o valor é de até 12 dias úteis.

    É preciso pagar alguma taxa para receber o dinheiro esquecido no CPF?

    Não, o processo é totalmente gratuito! Você só precisa ter uma chave Pix cadastrada em um banco e uma conta do gov.br nível prata ou ouro.

    4 outras formas de resgatar dinheiro esquecido

    Além do SVR, existem outras formas de resgatar dinheiro esquecido, que podem ser provenientes de indenizações, créditos, saques ou restituições. Entre elas: 

    1. Indenizações relacionadas a planos econômicos

    Cerca de 470 mil brasileiros podem receber, ainda em 2024, valores referentes às perdas econômicas da época dos presidentes José Sarney e Fernando Collor. 

    Esses valores fazem parte de um acordo coletivo entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a Frente Brasileira pelos Poupadores (Febrapo). 

    Para saber se você tem direito a receber, é preciso se cadastrar no site Portal de Acordo e informar seus dados pessoais e bancários. O valor da indenização pode variar de R$ 3 mil a até R$ 100 mil, dependendo do caso.

    2. Saque-Aniversário do FGTS

    O saque-aniversário é uma modalidade de retirada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que permite ao trabalhador sacar parte do seu saldo a cada ano, no mês do seu aniversário.

    3. Restituição do imposto de renda

    A restituição do imposto de renda é o valor que o contribuinte tem direito a receber quando paga imposto a mais do que o devido, conforme os seus rendimentos e deduções. Para saber se você tem direito, preencha e envie a Declaração de Imposto de Renda até o prazo estipulado pela Receita Federal.

    4. Abono Salarial PIS/PASEP

    O abono salarial PIS/PASEP é um benefício pago anualmente aos trabalhadores que se enquadram nos requisitos estabelecidos pela lei. O valor do abono é de até um salário mínimo vigente no ano de pagamento e varia com o tempo de serviço do trabalhador no ano-base.

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    Redação Mercantil 244 artigos publicados

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