Muitas vezes, imprevistos acontecem e nos impedem de trabalhar. Nesses momentos, os benefícios previdenciários, como o auxílio-doença e auxílio-acidente, são essenciais para garantir a segurança financeira do trabalhador.
Mas você sabe a diferença entre eles? Continue a leitura e entenda!
O auxílio-doença é um benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aos trabalhadores que ficam temporariamente incapacitados de trabalhar devido a alguma doença ou acidente.
Para ter direito, é preciso:
Leia também: lista completa de doenças que dão direito ao auxílio-doença!
Já o auxílio-acidente é pago ao trabalhador que sofreu um acidente e ficou com sequelas que reduzem sua capacidade de trabalho. Ele funciona como uma indenização, e você pode recebê-lo mesmo que continue trabalhando.
A principal diferença entre os dois benefícios é a duração da incapacidade.
Auxílio-doença | Auxílio-acidente |
Pagamento temporário | Pago enquanto durarem as sequelas do acidente |
Não pode ser acumulado com o salário | Pode ser acumulado com o salário |
Confira a lista completa de benefícios do INSS!
O valor do auxílio-doença e do auxílio-acidente é calculado com base nas contribuições ao INSS, e não pode ser menor que um salário mínimo. Existe um teto máximo para o valor do benefício, que é atualizado anualmente.
Sim, você pode sacar o seu FGTS enquanto estiver recebendo o auxílio-doença ou o auxílio-acidente. Isso mesmo! Esse dinheiro pode te ajudar a:
Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042