Você já pensou em tirar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas os altos custos foram um obstáculo? O Programa CNH Social — antigo CNH Popular — pode te ajudar a economizar.
O novo programa começa a valer no dia 12 de agosto de 2025! Neste guia, vamos explicar como vai funcionar, quem tem direito e como você pode se cadastrar e tirar sua habilitação totalmente gratuita. Boa leitura!
A CNH Social é uma iniciativa do Governo Federal, amparada pela Lei n.º 15.153/2025. Ela garante a obtenção da CNH sem nenhum custo para pessoas de baixa renda.
Essa nova lei autoriza os Detrans a usarem recursos arrecadados com multas para custear a formação de novos motoristas. Isso garante a continuidade e a expansão do programa em todo o Brasil.
Para se inscrever no programa, é preciso:
Se você ainda não tem cadastro no CadÚnico, se inscreva em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de sua cidade.
Sim, é totalmente gratuito! Com a nova lei, a antiga CNH Popular passa a cobrir todas as despesas do processo de habilitação. Você não terá que pagar por:
Alguns estados estão priorizando a inscrição para primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro). No entanto, há localidades que podem estender a gratuidade para as categorias C, D ou E.
O primeiro passo é verificar se o seu estado já possui um programa de primeira habilitação gratuita. Dá uma olhada na lista:
A organização do programa e as inscrições são de responsabilidade do Detran. Não achou a sua região? Acompanhe as informações nos canais oficiais do Detran de seu estado (site, redes sociais e postos de atendimento) para saber quando as vagas estarão abertas.
Com a popularidade do programa, fique atento e evite os golpes da CNH. Desconfie de:
Lembre-se: o processo de inscrição é gratuito e deve ser feito exclusivamente através dos canais oficiais.
O principal benefício da CNH Social é a gratuidade total do processo, que elimina a barreira financeira para milhões de pessoas.
No entanto, o programa pode apresentar algumas desvantagens, como um processo mais burocrático e a necessidade de aguardar vagas, que são limitadas.
A habilitação obtida pelo programa tem a mesma validade legal que uma CNH paga. Isso significa que você pode usá-la para trabalhar como motorista profissional, desde que cumpra os requisitos adicionais exigidos, como:
Para acompanhar as atualizações sobre o programa em seu estado, procure os canais oficiais do Detran. Vários estados, como Ceará, Goiás e Paraíba, já possuem programas ativos e podem servir de referência para o que virá.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042