Manter o pagamento do IPVA em dia é muito importante para que o seu veículo esteja legalizado e possa circular nas vias. Por isso, recomendamos que você pague a primeira parcela ou a cota única até a data de vencimento divulgada pela Secretária da Fazenda.
Continue a leitura para entender o que acontece se atrasar o pagamento e como regularizar a situação.
Ao atrasar o pagamento, o contribuinte estará sujeito ao pagamento de multas e juros sobre o valor do imposto. Esses valores variam com a legislação de cada estado e o período de atraso.
O licenciamento anual do veículo é condicionado ao pagamento do IPVA. Com o imposto em atraso, não será possível renovar o licenciamento, o que impede a circulação do veículo em vias públicas.
Após um determinado período de atraso, o débito referente ao IPVA pode ser inscrito na dívida ativa do estado. Isso significa que o contribuinte terá seu nome negativado e poderá ter dificuldades para obter crédito.
Em casos de dívidas muito elevadas e persistentes, o veículo pode ser penhorado e leiloado para quitar o débito com o estado.
Circular com um veículo sem o licenciamento válido pode gerar problemas em caso de acidentes, como a invalidação do seguro e a responsabilização civil do proprietário.
Você pode pagar o IPVA atrasado nas redes bancárias autorizadas. Para isso, basta:
O novo boleto já estará com os valores atualizados com juros e encargos, devido ao atraso. Depois disso, é só escolher a melhor forma de pagamento para você:
Se seu veículo for 0 km ou de locadora: é possível quitar o débito pela internet, pelo aplicativo do seu banco ou em uma agência física.
Leia também: como pagar o IPVA com cartão de crédito?
Sim, é possível! Mas apenas até a data de vencimento do licenciamento.
O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é anual, enquanto o licenciamento é a autorização para que o veículo circule nas vias públicas. Para obter o licenciamento, é obrigatório estar com o IPVA quitado.
Uma mudança recente na legislação trouxe flexibilidade para motoristas flagrados com o licenciamento atrasado. Na primeira vez que você for parado em uma blitz, o seu veículo não será apreendido. Você terá a oportunidade de regularizar a situação e pagar a multa.
Essa flexibilidade vale apenas para a primeira vez. Se você for parado novamente com o licenciamento atrasado, o seu veículo poderá ser apreendido.
Além disso, a multa e os pontos na CNH continuam valendo! Mesmo que o veículo não seja apreendido na primeira vez, você ainda terá que pagar a multa e receber os pontos na CNH.
Você pode pagar o IPVA antecipando o FGTS com o Banco Mercantil. Assim, terá menos preocupações em relação ao licenciamento do seu veículo.
Não se preocupe, o prazo para receber o dinheiro é curto: cai na conta bancária em até 24 horas após a finalização da contratação. Tudo é feito pelo WhatsApp!
Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042