Quando você começa o trabalho em uma empresa, o mais comum é que o empregador solicite a abertura de uma conta para que você possa receber seu salário. Caso você já tenha conta em um banco diferente, é possível solicitar a portabilidade.
No artigo de hoje, vamos explicar sobre a portabilidade de salário e como você pode pedir de forma simples e prática. Boa leitura!
A portabilidade de salário é um direito de todo trabalhador. O processo permite transferir o recebimento do salário de uma conta aberta pelo empregador, para qualquer outra conta bancária de sua escolha.
Quando a portabilidade é feita, a transferência do salário ocorrerá automaticamente todos os meses, na data prevista.
Leia também: O que é Portabilidade de Empréstimo Consignado?
Para fazer a portabilidade de salário, basta escolher um banco e entrar em contato. Isso pode ser feito por canais digitais ou comparecendo a sua agência.
Mesmo que você tenha dívidas com o banco onde recebe o salário atualmente, é permitido solicitar a portabilidade para uma instituição financeira de sua preferência. Ele não pode se recusar a realizar o processo por você estar inadimplente.
O banco da conta-salário onde você possui parcelas pendentes vai fazer a transferência do dinheiro após descontar a parcela do mês, desde que você já tenha autorizado previamente a instituição a fazer esses descontos.
Para realizar a portabilidade de salário, é essencial fornecer:
A transferência do salário para o novo banco será processada em até 10 dias úteis após a solicitação.
Certifique-se de acompanhar o processo para confirmar que a mudança foi efetivada conforme esperado.
Entenda também: Qual é a porcentagem de desconto do INSS?
A portabilidade de salário não apenas oferece escolha e flexibilidade, mas também vários benefícios financeiros e conveniências que podem melhorar a gestão do seu dinheiro.
Confira as principais vantagens de realizar a portabilidade do seu salário:
A principal vantagem é a isenção de tarifas na transferência e manutenção da conta, permitindo que o trabalhador economize dinheiro. Além disso, muitos bancos oferecem condições especiais, como:
Essas ofertas podem variar de banco para banco, proporcionando a oportunidade de escolher a instituição que melhor atende às suas necessidades financeiras.
Aproveite e entenda se você terá direito à antecipação do PIS/PASEP neste ano!
A portabilidade de salário simplifica a vida do trabalhador ao permitir uma centralização de operações financeiras em uma única instituição, escolhida por ele.
Isso inclui facilidades como realizar transferências bancárias gratuitas, incluindo TED e PIX, e acesso imediato aos recursos assim que a transferência é efetuada.
A conta-salário continua existindo após a portabilidade do salário. Embora o dinheiro seja transferido automaticamente para a nova conta escolhida pelo trabalhador, a conta-salário original não é fechada.
Não há custo para fazer a portabilidade de salário. O serviço é gratuito, tanto no momento da contratação quanto nas transferências do seu pagamento mensal.
A portabilidade pode ser solicitada quantas vezes o trabalhador desejar, não existindo uma limitação específica.
Sim, quando você faz a portabilidade de salário, o dinheiro cai na nova conta no mesmo dia em que o pagamento é creditado. Então, se o seu salário é depositado no dia quinto dia útil de cada mês, por exemplo, ao fazer a portabilidade, o dinheiro será transferido para a nova conta também quinto dia útil.
Caso o pagamento seja realizado pela empresa após as 17h, a portabilidade será enviada no dia seguinte, no primeiro horário.
O banco pode descontar empréstimos ou financiamentos vinculados ao salário somente com a autorização prévia do cliente.
Gostou do conteúdo? Siga o Banco Mercantil nas redes sociais e não perca as novidades do mercado financeiro. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e no LinkedIn!
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042