Se você costuma declarar o Imposto de Renda, é importante saber que guardar notas fiscais de algumas despesas pode aumentar a sua restituição.
Quando você paga mais impostos do que deveria ao longo do ano, a Receita Federal devolve esse valor. Isso é chamado de restituição. Para conseguir essa devolução, é fundamental declarar todas as despesas e os comprovantes necessários.
Mas, quais notas guardar e por quê? Neste artigo, vamos explicar. Boa leitura!
Guarde recibos ou notas fiscais detalhadas, com nome do profissional, CPF ou CNPJ, valor e data.
Despesas com materiais escolares, livros, uniformes e cursos extracurriculares não podem ser deduzidas.
Se você contribui para um plano de previdência privada do tipo PGBL, os pagamentos podem ser deduzidos. Guarde os comprovantes das contribuições.
Também podem ser restituídas as doações, com limite de dedução (até 6% do imposto devido). São aceitas:
Leia mais: como funciona a restituição do IR?
Segundo a Receita Federal, você deve guardar as notas fiscais e comprovantes por pelo menos 5 anos, contados a partir do ano seguinte ao da declaração.
Isso é necessário caso a Receita peça para conferir os seus dados.
Ao preencher a Declaração de Imposto de Renda, você deve informar os gastos em suas respectivas categorias (saúde, educação, dependentes, etc.).
O programa da Receita Federal vai calcular automaticamente o valor da sua restituição.
Confira também: passo a passo de como declarar o Imposto de Renda!
Guardar suas notas fiscais e comprovantes de despesas ajuda a garantir que você receba a restituição correta do Imposto de Renda. Agora que você sabe o que fazer, é só se organizar para não perder dinheiro na hora da declaração!
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