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Você sabia que existe um Projeto de Lei propondo várias mudanças na CNH? Essas novas regras estão sendo discutidas atualmente na câmara dos deputados.

Saiba mais sobre o assunto a seguir. Boa leitura!

O que pode mudar na Carteira Nacional de Habilitação?

Em discussão, está Projeto de Lei n.º 7.746/2017. Entre os principais pontos abordados pelo projeto, destacam-se:

  • A criação de subcategorias de habilitação, especialmente para motocicletas e veículos com câmbio automático.
  • A implementação de um curso de reciclagem obrigatório para renovação da CNH.
  • Mudanças nos critérios de avaliação médica e psicológica para obter e renovar a habilitação.
  • Adaptações nas regras para refletir as novas tecnologias presentes nos veículos modernos.

O projeto está em fase de análise pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Isso significa que as propostas continuam sujeitas a modificações, emendas ou até rejeição antes de serem transformadas em lei.

O que é a proposta?

Uma das principais inovações sugeridas pelo Projeto de Lei n.º 7.746/2017 é a introdução de subcategorias na Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, há outras propostas em discussão. Entenda abaixo! 

Subcategoria “A1” para motocicletas com câmbio automático

A ideia é que os motociclistas possam optar pela habilitação restrita a motocicletas automáticas, simplificando o processo de aprendizagem para aqueles que não desejam ou não necessitam operar veículos com câmbio manual.

Principais pontos da proposta:

  • Criação da subcategoria “A1” para motocicletas com câmbio automático.
  • Processo de habilitação simplificado, focado nas especificidades deste tipo de veículo.
  • Possibilidade de upgrade posterior para a categoria “A” completa, mediante treinamento adicional

Subcategoria para veículos automáticos na categoria B

De forma similar, o projeto propõe uma subcategoria dentro da categoria B (veículos de passeio) específica para carros equipados com transmissão automática. 

Detalhes da proposta:

  • Introdução da subcategoria “B1” para veículos com câmbio automático.
  • Processo de formação adaptado, eliminando a necessidade de treinamento em câmbio manual.
  • Opção de ampliação posterior para a categoria B completa, mediante complementação da formação.

Leia também: como se proteger do golpe da CNH?

Curso de reciclagem obrigatório

Uma das propostas mais significativas é a implementação de um curso de reciclagem obrigatório para todos os motoristas que necessitam renovar sua Carteira Nacional de Habilitação. 

O curso de reciclagem, conforme sugerido no projeto, seria obrigatório a cada renovação, ou seja, a cada 5 anos para a maioria dos motoristas. A estrutura proposta inclui:

  1. Aulas teóricas sobre legislação de trânsito atualizada.
  2. Módulos sobre novas tecnologias automotivas e sistemas de assistência ao condutor.
  3. Treinamento em direção defensiva e técnicas de prevenção de acidentes.
  4. Conteúdo específico para motoristas profissionais, abordando temas relevantes para transporte de passageiros e cargas.

Mudanças nos exames médicos e psicológicos

O Projeto de Lei n.º 7.746/2017 também propõe alterações nos processos de avaliação médica e psicológica, necessários para a obtenção e renovação do documento. Entenda mais! 

Novas exigências para avaliação médica

O projeto sugere uma ampliação e aprofundamento dos exames médicos realizados para a obtenção e renovação da CNH. As principais propostas incluem:

  • Avaliação mais abrangente da acuidade visual, incluindo testes de visão periférica e noturna.
  • Exames para detectar condições médicas que possam afetar a sua capacidade de direção, como epilepsia e diabete.
  • Testes de reflexos e coordenação motora mais detalhados.
  • Avaliação da capacidade auditiva, especialmente para motoristas profissionais.

Mudanças na avaliação psicológica

A proposta também inclui uma reformulação da avaliação psicológica dos candidatos à CNH e motoristas em processo de renovação:

  • Testes psicológicos mais abrangentes para avaliar a estabilidade emocional e a capacidade de tomada de decisão.
  • Avaliação de fatores como controle de impulsos e gerenciamento de estresse.
  • Entrevistas psicológicas mais detalhadas para identificar potenciais comportamentos de risco no trânsito.
  • Testes de atenção e concentração mais elaborados.

Frequência das avaliações

O projeto propõe uma revisão na periodicidade das avaliações médicas e psicológicas:

  • Para motoristas com menos de 50 anos: manutenção da periodicidade atual de 5 anos;
  • Para motoristas entre 50 e 70 anos: redução para 3 anos;
  • Para motoristas acima de 70 anos: avaliações anuais.

Gostou do conteúdo? Leia também: CNH pode ser bloqueada por dívida?

Redação Mercantil 343 artigos publicados

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