O INSS alertou recentemente sobre um golpe envolvendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda.
Golpistas têm cobrado até R$ 400 para “liberar o benefício”, enganando pessoas que realmente precisam dessa ajuda.
Neste artigo você vai entender como o golpe funciona, como identificar e o que fazer para se proteger. Boa leitura!
Como funciona o golpe do BPC/LOAS?
Os golpistas agem de forma organizada, por meio de ligações, mensagens no WhatsApp ou até redes sociais. Veja como o golpe funciona:
- Contato inicia: o golpista se passa por um “funcionário do INSS” e diz que há um problema para liberar o seu benefício do BPC ou se oferecendo para ajudar com a aprovação.
- Cobrança de taxas: para “ajudar a resolver o problema”, ele pede um pagamento que pode chegar a R$ 400. Muitas vezes, o golpista ameaça que o benefício será bloqueado se o dinheiro não for pago.
- Dados pessoais roubados: além do dinheiro, os golpistas pedem suas informações pessoais, como CPF, número do benefício e dados bancários, para aplicar outras fraudes, como a solicitação de empréstimos consignados sem autorização.
Exemplo de mensagem enviada pelos golpistas
Este é só um exemplo de como as mensagens podem ser enviadas e os dados não são reais.
As mensagens enviadas ainda podem conter:
- o endereço do banco;
- o valor a ser liberado;
- o valor que seria cobrado pelo escritório;
- e boletos para pagamento dos honorários do escritório após as confirmações dos dados.
Como identificar o golpe?
Fique atento a estes sinais de alerta:
- Cobrança de dinheiro para liberar benefícios do INSS. Lembre-se: o processo é gratuito.
- Contato por WhatsApp ou redes sociais de desconhecidos pedindo informações pessoais.
- Mensagens dizendo que o benefício será bloqueado se você não pagar alguma taxa.
O INSS nunca entra em contato pedindo pagamento de taxas ou informações sigilosas.
Como se proteger?
Siga estas dicas simples para evitar fraudes:
- Desconfie de ligações ou mensagens pedindo dinheiro. O INSS não cobra taxas para liberar o BPC.
- Nunca compartilhe seus dados pessoais (CPF, conta bancária ou senhas) por telefone ou mensagens.
- Use apenas os canais oficiais do INSS:
- Site: Meu INSS;
- Aplicativo “Meu INSS” para celular;
- Telefone: 135 (ligação gratuita).
- Se tiver dúvidas, vá até uma agência do INSS ou peça ajuda a um familiar de confiança.
Confira todos os canais oficias de atendimento do INSS!
O que fazer se você cair no golpe do BPC?
Se você ou alguém da sua família foi vítima do golpe, siga estes passos:
- Registre um Boletim de Ocorrência na delegacia ou pela internet.
- Denuncie ao INSS pelo telefone 135.
- Procure ajuda no seu banco e no Procon da sua cidade para tentar recuperar o dinheiro perdido.
Quanto mais rápido você agir, menores serão os prejuízos.
O golpe do BPC pode causar grandes prejuízos aos idosos e pessoas com deficiência. Por isso, é importante ficar atento, desconfiar de cobranças suspeitas e usar apenas os canais oficiais do INSS.
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Para mais dicas de segurança e finanças, visite o Blog do Banco Mercantil.
Redação Mercantil
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