Blog

    A aposentadoria é um benefício extremamente importante aqui no Brasil, sendo considerada uma “recompensa” após anos de trabalho e contribuições previdenciárias. Por causa da evolução tecnológica, tornou-se possível solicitar a aposentadoria de forma totalmente online, sem a necessidade de sair de casa ou enfrentar filas em agências do INSS. Neste guia completo, vamos te mostrar o passo a passo de como dar entrada na aposentadoria, utilizando apenas o seu celular ou computador. Continue a leitura para saber mais.

    O que é necessário para dar entrada na aposentadoria?

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atualmente permite que a solicitação de aposentadoria seja realizada de forma online. Ou seja, todo o processo pode ser feito de maneira simples e rápida. Então, nada de agendamento ou visitas presenciais a uma agência do INSS.

    Veja também: Planejamento para a aposentadoria: Como o tempo de contribuição afeta seu futuro financeiro

    Há duas formas de pedir a aposentadoria sem sair de casa: pelo Meu INSS (app ou site) ou ligando para o telefone 135. Mas, antes de começar, é importante saber os requisitos para cada tipo de aposentadoria, como tempo de contribuição, carência e idade mínima. Além desses requisitos, é necessário apresentar toda a documentação comprobatória de acordo com o tipo de aposentadoria que você irá solicitar.

    Vale lembrar que depois da Reforma da Previdência de 2019, várias regras foram alteradas. Por exemplo, agora a idade mínima para se aposentar é de 65 anos para os homens e de 62 anos para as mulheres. Além disso, é necessário ter 15 anos de contribuição e 180 meses de carência. Isso na regra de transição da aposentadoria por idade.

    Por isso, o processo de aposentadoria tornou-se mais complexo do que era anteriormente. Porém, quem já podia se aposentar antes da reforma ainda tem o direito pedir a aposentadoria seguindo as regras antigas.

    Veja mais: Como dar entrada na aposentadoria por idade.

    Quais são os documentos necessários para dar entrada a aposentadoria?

    Ao dar entrada na aposentadoria, é essencial reunir todos os documentos necessários para evitar atrasos no processo. Por isso, é importante que as imagens dos documentos estejam nítidas e legíveis para o envio.

    Os documentos requeridos podem variar de acordo com o tipo de aposentadoria e quanto tempo você já pagou o INSS. Mas, alguns documentos são comuns a todos os benefícios. Veja as dicas que a Sandrinha passou no nosso canal do Youtube:

    1. Documento de Identificação

    Para a identificação, o INSS exige que o documento contenha o número do CPF. Portanto, você pode enviar seu RG ou CNH. Mas, caso seu RG não possua o número do CPF, é possível enviar uma foto do seu CPF separadamente.

    2. Carteira de Trabalho

    A carteira de trabalho é um dos documentos mais importantes para quem vai solicitar sua aposentadoria. É nela que constam todos os registros dos vínculos empregatícios que você teve durante sua vida de trabalho. Por isso, certifique-se de que a sua carteira de trabalho esteja atualizada e não falte nenhuma informação importante. Porém, caso não possua a carteira de trabalho, é possível reunir as informações por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

    Veja também: 4 dicas de renda extra para aposentado

    3. Comprovante de Residência

    Além disso, é necessário apresentar um comprovante de residência válido em território nacional. Pode-se utilizar contas de luz, água, internet, entre outros. Porém, a conta deve estar em seu nome e não pode ter mais de 30 dias. Também é possível utilizar um contrato de locação ou a notificação do Imposto de Renda.

    4. Comprovantes de Atividade Especial, Rural e no Exterior

    Se você trabalhou no campo, foi exposto a substâncias prejudiciais ou trabalhou fora do país, precisa comprovar essas experiências. Veja os detalhes de cada uma:

    • Para atividades rurais, é possível utilizar a carteira de trabalho, o CNIS, o bloco de anotações do produtor e documentos específicos da área.
    • Já para atividades especiais, são necessários o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), o LTCAT (Laudo Técnico de Condições do Ambiente de Trabalho) e o comprovante de adicional de insalubridade.
    • Para trabalhar fora do Brasil, é preciso ter um contrato de trabalho feito em um país que tenha acordo previdenciário com o Brasil.

    Vejam também: Documentos para Imposto de Renda: Aposentados e Pensionistas INSS

    5. Carnês de Contribuição

    Para quem paga o INSS diretamente, é necessário apresentar os comprovantes de recolhimento de contribuição, como carnês e guias da Previdência Social (GPS). É importante lembrar que autônomos e MEIs são os que mais se enquadram como pagadores individuais. Já os facultativos, são pessoas desempregadas, estudantes ou donas de casa que escolheram pagar a contribuição ao INSS.

    Leia mais: Guia completo sobre documentos necessários para dar entrada em cada tipo de aposentadoria

    Onde dar entrada na aposentadoria?

    Atualmente, o INSS oferece a maioria dos atendimentos, solicitações e serviços de forma virtual, especialmente devido à pandemia. Apesar da volta dos serviços presenciais, muitas pessoas ainda preferem pedir a aposentadoria sem ir até uma agência do INSS. Para quem deseja agendar um atendimento presencial ou tirar dúvidas, é possível entrar em contato através do telefone 135.

    Caso prefira solicitar sua aposentadoria sem sair de casa, você pode dar entrada no pedido através do aplicativo ou site do Meu INSS. Essa plataforma oferece diversas facilidades, como simulação de aposentadoria, consulta de requerimentos, envio de documentos e acompanhamento do processo. Com o Meu INSS, você pode fazer sua aposentadoria de forma segura e prática, em um ambiente fácil de usar.

    Veja também: Como calcular a aposentadoria?

    Veja o resumo:

    Pedir a aposentadoria pelo Meu INSS é fácil e não precisa sair de casa, o atendimento online é realizado por lá. É importante juntar todos os documentos necessários e verificar se está cumprindo os requisitos de cada tipo de aposentadoria. Isso garantirá que seu pedido seja feito de forma correta e rápida.

    Calcule o valor do benefício com cuidado, planeje e simule para evitar erros e garantir que receba o valor correto. Verifique as regras para aposentadoria por invalidez e para pessoas com deficiência. Caso tenha dúvidas ou necessite de orientações mais específicas, pode contar com os especialistas do Banco Mercantil.

    Veja também: Guia completo sobre Crédito Pessoal para aposentados: tudo o que você precisa saber

    Agora que você sabe como pedir a aposentadoria, use a tecnologia para fazer o pedido de forma segura e prática. Não deixe de cuidar do seu futuro e garantir seus direitos como aposentado/a.

    Esperamos ter te ajudado com todos esses dados sobre o assunto e tirado todas as dúvidas. Para estar sempre por dentro, conecte-se conosco nas redes sociais. Curta nossa página no Facebook, inscreva-se no YouTube, siga-nos no Instagram e Linkedin para receber informações sobre educação financeira. Te esperamos lá!

    Redação Mercantil

    247 artigos publicados

    Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.

    Compartilhar

    Navegue pelo sumário

      Recentes

      Aposentadoria

      Navegue pelo sumário

        Também pode te interessar

        Aposentadoria

        Aposentadoria

        Aposentadoria

        Aposentadoria

        Aposentadoria

        Aposentadoria

        Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
        Rua Rio de Janeiro, 680 - Centro, Belo Horizonte/MG - CEP 30160-912