Já teve seu cartão de crédito ou débito bloqueado em alguma compra? Existem diversos motivos pelos quais isso pode acontecer.
No conteúdo de hoje, você vai entender por que isso acontece e como pedir o desbloqueio. Boa leitura!
O primeiro motivo do bloqueio de um cartão é gastar mais do que o seu limite de crédito.
Por exemplo, seu limite é de R$ 1.000 e você faz uma compra de R$ 500. Depois quer comprar algo que custa R$ 600. Isso vai ultrapassar seu limite de crédito e pode bloquear o cartão.
No Mercantil, é possível ter a “Avaliação Emergencial de Crédito” ativada. Assim, quando o limite original acabar, é liberado automaticamente um pequeno valor a mais.
Também é possível resolver a situação ao pagar a fatura integral ou parcial.
Outro motivo é o atraso ou não pagamento da fatura. Saiba como funciona aqui no Banco Mercantil:
Nesse momento, o valor não pago se transforma em “dívida ativa”, que vai ser encaminhada ao Sistema Integrado de Crédito. Caso chegue nesse ponto, negociar a dívida vai ser um pouco mais complicado.
Confira o passo a passo para pagar sua fatura do Mercantil!
A “restrição de crédito” pode acontecer quando o banco encontra uma dívida que não foi paga para ele ou uma dívida de outro lugar, que tenha sido registrada pelo SPC ou Serasa.
Nesse caso, a recomendação é negociar o mais rápido possível e quitar suas dívidas com o banco.
Quando você informa ao banco que perdeu o cartão ou que ele foi roubado, o bloqueio é na hora. Isso evita ele seja usado por outras pessoas.
Para resolver a situação, você precisa solicitar um novo cartão e fazer o desbloqueio conforme indicamos no primeiro tópico.
Se o banco notar uma compra diferente das que você costuma fazer, o seu cartão pode ser bloqueado como uma medida de segurança.
Por exemplo, se você fizer compras em outro país ou com um valor muito alto e diferente da sua rotina de gastos, o banco pode bloquear seu cartão para te proteger de possíveis fraudes.
Então, se notar que seu cartão de crédito ou débito foi bloqueado, confira se o banco não está apenas tentando confirmar se as compras foram feitas por você.
Na dúvida, entre em contato com o seu banco. É nosso cliente? Veja todos os canais de atendimento do Mercantil!
O cartão também é bloqueado quando o titular falece. Nesse caso, o banco faz o bloqueio completo de todas as funções do cartão, tanto débito quanto crédito.
Recomendamos que o familiar responsável pela vida financeira da pessoa falecida entre em contato com o banco para resolver essas questões.
Com mais de 250 agências, 7 milhões de clientes e 80 anos de mercado, o Banco Mercantil é o primeiro do Brasil a se inspirar na experiência do público 50+ para desenvolver soluções especialmente voltadas para a juventude prateada. A Redação do banco está sempre em busca de simplificar esse universo, com dicas de investimento, economia, planejamento financeiro e estilo de vida personalizadas para você.
Banco Mercantil do Brasil S.A. 17.184.037/0001-10
Av. do Contorno, 5.800. Andares 11º, 12º, 13º, 14º e 15º. Savassi - Belo Horizonte - MG 30.110-042