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No conteúdo de hoje, vamos explicar sobre como fazer a assinatura digital pelo sistema do Gov.br. Saiba mais sobre essa tecnologia e como ela pode facilitar o seu dia a dia.

Boa leitura!

Passo a passo completo

  1. Faça login na sua conta GOV.BR através do portal ou aplicativo;
  2. Vá até a seção de serviços e procure por “Assinatura eletrônica” ou “Assinatura digital;

    print do gov.br de como fazer assinatura digital
  3. Selecione a opção para iniciar uma nova assinatura.

Como usar a assinatura digital em documentos?

Após acessar a sua conta, é só seguir os passos: 

  1. Clique no menu principal e selecione “Assinar documentos”;



  2. Faça o upload do documento que deseja assinar; 


  3. Confira se o documento carregado está correto e clique em “Avançar”;


  4. Escolha onde no documento você deseja incluir a assinatura. Revise o arquivo e clique em “Avançar”;


  5. Insira o código de autenticação enviado para você e clique em “Autorizar”;


  6. Pronto! Você pode clicar no PDF para baixar o documento assinado digitalmente.

Como validar um documento assinado digitalmente?

É simples! Você consegue verificar a autenticidade da assinatura através do portal GOV.BR, inserindo o código de verificação do documento.

Conheça também o SouGov para servidores públicos federais!

Quais as vantagens de usar a funcionalidade?

Praticidade e acessibilidade

Uma das principais vantagens da assinatura digital é a praticidade. Não é mais necessário se deslocar para assinar documentos ou ir a cartórios para reconhecimento de firma. Todo o processo pode ser feito pelo computador ou celular.

Segurança e confiabilidade

Os documentos assinados digitalmente têm mais segurança. Isso, porque: 

  • cada assinatura é única e vinculada ao CPF do signatário;
  • qualquer alteração no documento após a assinatura é detectável;
  • o signatário não pode negar a autoria da assinatura;
  • informações pessoais são protegidas por protocolos de segurança robustos.

Validade jurídica

  • A assinatura digital Gov.br possui o mesmo valor legal de uma assinatura física, reconhecida em todo o território nacional. Em muitos casos, é aceita em transações internacionais.

Eficiência administrativa

Para órgãos públicos e empresas, a adoção da assinatura digital resulta em:

  • tramitação mais rápida de documentos e contratos;
  • menos gastos com impressão, armazenamento e transporte de documentos;
  • funcionários podem focar em atividades mais estratégicas;
  • documentos digitais ocupam menos espaço e são mais fáceis de organizar e recuperar.

Transparência e rastreabilidade

Cada assinatura digital é registrada com data, hora e identificação do signatário. Isso facilita auditorias e traz transparência para as transações.

Integração com outros serviços digitais

A assinatura digital Gov.br se integra perfeitamente com outros serviços digitais do governo, facilitando o acesso para os usuários.

Gostou de saber dessa possibilidade? Leia também: como emitir nota fiscal gratuita para MEI!

Redação Mercantil 343 artigos publicados

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